Cidades Notícias

Litoral Norte paulista tem 12 pontos com balneabilidade imprópria

Rio Itamambuca, em Ubatuba-SP. (Foto: Tamoios News)

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) divulgou nesta sexta-feira (08) o boletim atualizado de balneabilidade das praias paulistas. É recomendável evitar banhar-se nas águas do mar ou de rios classificados como impróprios. De acordo com esse boletim mais recente, 12 pontos receberam bandeira vermelha no Litoral Norte de São Paulo.

Em Ubatuba, foram classificados como impróprios para banho: o rio Itamambuca, a praia de Iperoig, os dois pontos amostrados da praia do Itaguá, a praia do Perequê-Mirim e a praia do Lázaro.

Em Caraguatatuba, os pontos classificados como impróprios foram a praia da Tabatinga (no ponto a 250 metros do rio) e a praia do Indaiá.

Em São Sebastião, apenas a praia Preta do Norte recebeu a bandeira vermelha.

Em Ilhabela, foram classificadas como impróprias para banho a praia do Viana, a praia do Saco da Capela e a praia de Itaquanduba.

Segundo a Cetesb, as condições de balneabilidade das praias estão fortemente relacionadas às condições sanitárias dos municípios que, por sua vez, são determinadas pela infraestrutura de saneamento básico, pela população fixa, pelo afluxo de turistas (população flutuante) além das condições climáticas, entre outros aspectos.