Cidades Notícias

Litoral registra grande quantidade de visitantes e sobrecarga no atendimento de saúde

Tamoios News

Apesar das recomendações para que a população evite viagens desnecessárias e a exposição ao risco de contaminação por covid-19, há um grande número de pessoas se deslocando para as cidades do litoral norte de São Paulo. A população ampliada afeta diretamente os sistemas de saúde, entre outros serviços.

São Sebastião

Segundo a prefeitura, São Sebastião possui cerca de 90 mil habitantes e, desde o início da pandemia, há 10 meses, passou a ter uma população ampliada para 150 mil pessoas, com veranistas que estão passando a quarentena neste litoral.

No início da temporada de verão, além dos números mencionados, a cidade está com uma população adicional de mais de 300 mil turistas, concentrados em sua maioria na Costa Sul do município, número que afeta diretamente o sistema municipal de saúde, de acordo com a prefeitura.

Embora o total de assistências médicas relacionadas à Covid-19 não tenha aumentado, os casos de urgência e emergência dispararam neste fim de semana. Em apenas um dia, o Hospital de Clínicas da Costa Sul, em Boiçucanga, superou em volume de atendimento o número total de uma semana. Foram 270 atendimentos neste sábado (26) e 170 até às 17h deste domingo (27). Para efeito de comparação, em semanas regulares, a média é inferior a 200 atendimentos.

A Prefeitura de São Sebastião ratifica a importância de se manter os protocolos sanitários, do isolamento social e pede para que todos evitem gerar aglomeração de pessoas.

Ubatuba

A prefeitura de Ubatuba também comentou o impacto do aumento de pessoas na cidade. 

A Vigilância em Saúde, por exemplo, verifica aumento no número de denúncias recebidas referente a extravasamento de esgoto, comércio de alimentos, aglomerações e não uso de máscara de proteção. Como a equipe é enxuta (8 profissionais atuando na fiscalização tanto para denúncias como para rotinas), a equipe prioriza o atendimento às denúncias avaliando o potencial e risco à saúde coletiva. 

Outro impacto é no aumento no número de atendimento nos serviços de urgência e emergência, que acontecem nos Pronto Atendimentos Ipiranguinha (funcionando na UBS Cícero Gomes) e Maranduba e também no Pronto Socorro da Santa Casa, além do atendimento prestado pelo SAMU.

Caraguatatuba

A prefeitura de Caraguatatuba informou que todos os anos recebe o projeto Verão da Saúde que aumenta o repasse do Governo do Estado. Com isso, o atendimento, principalmente nas UPAs, são readequados com um maior número de profissionais e equipes.

Ilhabela

O portal Tamoios News questionou a prefeitura de Ilhabela sobre a situação dos serviços de saúde no município, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.