Notícias São Sebastião

Livros são descartados por escola estadual em Maresias

Tamoios News
Fotos: Maria Leonor Machado/Divulgação. Livros foram descartados ainda embalados

Escola diz que fez doação de livros à empresa de lixo; Ecopav diz que doação foi à Cooperativa de Triagem de Sucata de São Sebastião

 

 

Por Ivânio de Abreu

“Eu estava andando pela calçada, quando notei um caminhão de lixo parado em frente à escola e os coletores jogando muitos livros dentro da caçamba. Não acreditei no que estava vendo, é algo revoltante. Eram livros novos e até embalados”, relata a aposentada Maria Leonor Machado Paixão, 64 anos, sobre a cena presenciada nessa quarta-feira (24).

Segundo Maria os livros foram retirados com carrinhos de mercados da Escola Estadual Professora Dulce César Tavares, que fica no bairro de Maresias, Costa Sul de São Sebastião.

“Eu fiquei inconformada com a situação e por isso decidi registrar o que estava acontecendo. Eram livros de Português, Matemática, Biologia, Física, Geografia. Não hesitei em registrar essa cena tão triste”, considera a aposentada.

São livros de Português, matematica, geografia entre outros

A reportagem entrou em contato com a Diretoria de Ensino, que por meio de nota, informa que a EE Dulce Cesar Tavares de acordo com a Resolução 83/2013 e orientação do Grupo de Trabalho de Material Excedente – GTMEX n.º 05/2014, fez a doação dos livros para a Empresa Ecopav – Construção e Soluções Urbanas, conforme Termo de Doação anexo.

Ofício de doação realizado pela escola

A Diretoria de Ensino ainda esclarece que a doação se refere a livros didáticos excedentes que estavam desatualizados, irrecuperáveis e inservíveis dos anos anteriores a 2015. Vale ressaltar que a unidade escolar recebeu livros novos para os anos de 2018, 2019 e 2020,  que estão esperando o inicio do ano letivo para serem distribuídos aos alunos.

Os livros que chegaram a escola serão distribuidos ao início do ano letivo e utilizados para 2018, 2019 e 2020

A Ecopav diz ter atendido um chamado da E.E. Profª Cesar Tavares, pertencente à Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba, e realizou a coleta e o transporte de recicláveis “materiais didáticos considerados irrecuperáveis, desatualizados e inservíveis” para destinação para a Coopersuss-Cooperativa de Triagem de Sucata de São Sebastião. Segundo a empresa, a destinação esta previamente definida pela escola estadual na ‘Autorização para Destinação de Resíduos’.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.