Cidades Notícias

Marinha informa que são esperados ventos intensos e mar grosso até 1º de julho

Tamoios News

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e com o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), informa que na noite do dia 28 de junho houve a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, na posição 35°S 050,2°W, a aproximadamente 160 milhas náuticas (310 km) a sudeste da costa do estado do Rio Grande do Sul.

O sistema foi classificado como Tempestade Subtropical, sendo atribuído o nome “Raoni”, com ventos estimados de 45 nós (83 km/h), nos setores sudoeste e oeste; e de 40 nós (74 km/h), nos
setores noroeste e norte do sistema. Seu deslocamento é previsto para nordeste até a noite do dia 30 de junho.

A expressão “Raoni” significa “grande guerreiro” em tupi-guarani. A nomenclatura foi oficialmente estabelecida por meio do Aviso Especial nº 679/2021, publicado no site do CHM, conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítima para as Atividades de Meteorologia Marítima nº19 (NORMAM-19), disponível em https://www.marinha.mil.br/dhn/? q=pt-br/normas-legislacoes.

São esperados ventos intensos nas proximidades do litoral do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, podendo atingir 55 nós (102 km/h), em alto-mar; e 40 nós (74 km/h) junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone. Há previsão de mar grosso a alto, com alturas de ondas entre 3,0 e 7,0 metros em alto-mar. Além disso, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, na costa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Florianópolis, com ondas entre 2,5 e 3,0 metros, até a noite de 30 de junho; e no estado do Rio de
Janeiro, entre a cidade do Rio de Janeiro e Cabo de São Tomé, com ondas entre 2,5 e 3,0 metros de altura, entre a tarde de hoje e a tarde do dia 1º de julho.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.
Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR – Instituto Rumo ao Mar.

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Diretoria de Hidrografia e Navegação