Cidades Notícias Ubatuba

Minidocumentários, oficinas e exposição online mostram as riquezas de Ubatuba

Tamoios News

No último domingo (18), o Festival Saber Criativo encerrou suas atividades. Em sua programação foram veiculados 12 minidocumentários, 20 oficinas e exposição de artesanato online. Os temas dos minidocs foram definidos a partir da necessidade de mostrar o potencial e as riquezas culturais, históricas e a sábia relação com a natureza, existentes nos territórios tradicionais: quilombolas, indígenas e caiçaras , além de despontar trabalhos artísticos e artesanais nos meios urbanos e sociais de Ubatuba.

Pensando na acessibilidade, oficinas e minidocs contaram com intérprete em libras. As trilhas sonoras foram produzidas por artistas do município. As oficinas inscritas passaram por curadoria que selecionou aquelas cujo conteúdo abordasse, entre outros saberes, o uso da criatividade.

O projeto remunerou, diretamente, perto de uma centena de pessoas, além do comércio local, como postos de gasolina, restaurantes, armarinhos, papelarias e farmácias, para aquisição de material a fim de prevenir contra a Covid-19.

Preocupada com a produção de material que pudesse gerar lixo, a verba destinada à impressão de folders foi remanejada, contemplando duas artistas atuantes, e neste final de semana, em parceria com a Firma, Elayne Moreira e Luara Oliveira encerraram a programação com uma live.

As redes sociais do evento, contaram com uma significativa abrangência totalizando, até a última terça-feira (20), 2.877 visualizações no Youtube, 253.782 visualizações no Facebook e Instagram, com um total geral de 256.659 registradas nos relatórios gerados por estas mídias.

Toda programação está gravada e disponível no site https://www.festivalsabercriativo.com.br e nas páginas do evento.

O Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa realizaram o Festival Saber Criativo, contemplado pelo ProAc LAB Aldir Blanc, um evento totalmente online, que fortaleceu a economia criativa de Ubatuba.