Cidades Notícias São Sebastião

Moradores e instituições iniciam no próximo sábado o movimento Composta Boiçucanga

Tamoios News

Mais da metade dos resíduos sólidos gerados no Brasil tem potencial para ser compostado. Isso significa produzir em casa adubo e chorume de excelente qualidade para o plantio de produtos orgânicos ou mesmo comercializar estes adubos para geração de renda nas comunidades.

Apesar da facilidade do processo de compostagem, ele ainda não é utilizado em larga escala. Na praia de Boiçucanga, litoral de São Paulo, a maioria desses resíduos vai para as lixeiras públicas, gerando sujeira nas ruas, poluição do solo, do ar, dos rios e do mar.

Pensando em dividir as experiências de compostagem com os moradores do bairro, as instituições Húmus no Quintal e Papel do Quintal iniciam o projeto Composta Boiçucanga .

Com a realização do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) e apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, o projeto chega à comunidade no próximo sábado, dia 14, das 10 às 16 horas.

Durante o dia, moradores, turistas, lideranças, crianças, artistas poderão conhecer a proposta do projeto, fazer experiências engajadoras para a compostagem e participar do documentário e do Desafio da Compostagem produzido pela Zumbi Filmes. Uma proposta criativa que quer envolver os moradores no dia a dia com a experiência de compostar em suas casas.

O projeto acontecerá durante 12 meses com mobilização, formação e intervenção. Traz como proposta a revitalização de espaços públicos, workshop virtual, apoio à implantação em residências e comércios.

Semíramis Biasoli, secretária geral do FunBEA destaca a importância do Fundo em apoiar as instituições locais, comunidades e juventude para atuarem com a educação ambiental que acreditamos – crítica e emancipadora. “Queremos fortalecer as bandeiras de luta das comunidades quando financiamos com o apoio do Fehidro estas importantes ações”.

O projeto já mapeou áreas críticas onde existem acúmulos de resíduos e potenciais espaços de aprendizagens que serão os locais para multiplicar a prática da compostagem e o conhecimento produzido ao longo do projeto.

“O principal objetivo desta ação de mapeamento foi entender a realidade do território a partir da coleta e análise de dados primários e secundários no que diz respeito ao acúmulo e disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos, e o potencial de comprometimento dos cursos d’água presentes no bairro” finaliza o coordenador do Húmus no Quintal.

Serviço

Lançamento Projeto Composta Boiçucanga
Data: 14 de agosto das 10 às 16h00
Local: Rua Nova Boiçucanga. ( Travessa da estrada beira rio)

*Fonte: Comunicação FunBEA