Cidades Notícias Ubatuba

Museu da Vida Marinha em Ubatuba estará aberto ao público a partir da próxima semana

Tamoios News

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, ONG criada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecida como OSCIP em 2007 realizará a cerimônia de abertura do Museu da Vida Marinha no próximo dia 7 de Junho, durante as comemorações da VII Semana do Mar.

O Museu, projetado pela equipe de arquitetos da Terramare, foi construído totalmente sob a ótica da sustentabilidade, se utilizando de materiais certificados e contêineres doados pela empresa Log In Pantanal. Ocupando área pública contínua ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Instituto Argonauta na praia do Perequê-Açú em Ubatuba/SP, o Museu tem a missão de mostrar a evolução da Vida nos Mares, desde seu surgimento há 3,8 bilhões de anos até os dias de hoje, além das ameaças causadas pelo homem a este ambiente e as possíveis soluções para os problemas ambientais, bem como, para divulgar o trabalho da ONG que já tem 23 anos.

“Ficamos muito felizes com o fato de, durante a Reunião do Conselho da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, termos recebido este importante título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, justamente em reconhecimento ao nosso trabalho em prol do meio ambiente em nossa região”, comenta Hugo Gallo Neto, oceanógrafo e Diretor Presidente da ONG. Hugo ainda ressaltou que a participação da ONG em uma das campanhas da Reserva da Biosfera, os Bosques da Memória, foi muito significativa e emocionante. “O Bosque é feito com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em memória das vítimas da COVID-19 e fica localizado junto ao Museu da Vida Marinha e se chamará Bosque da Memória Instituto Argonauta.”

Essa campanha tem o objetivo de plantar árvores e recuperar florestas, como um gesto simbólico em homenagem às vítimas da COVID-19 e em agradecimento aos profissionais de saúde no Brasil. Buscando transformar esse momento de tristeza e devastação em esperança na Mata Atlântica, marcando o início da Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 da ONU. Uma iniciativa nacional e conjunta da Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA e do PACTO pela Restauração da Mata Atlântica. Conta ainda com a parceria da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar – Apoena e a Associação Mico-Leão-Dourado.

No local, foram plantadas 5 mudas no dia da Mata Atlântica e outras 10 serão plantadas ao longo da VII Semana do Mar do Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta e Projeto TAMAR, que terá início no próximo dia 05/06, dentro da programação do X Festival da Mata Atlântica promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba.

Desde 2012, com o inicio do funcionamento do Centro de Reabilitação (CRETA), o Instituto Argonauta já atendeu a mais de 11.900 ocorrências de animais marinhos, entre vivos e mortos, atuando no resgate e reabilitação de fauna marinha e terrestre, também desenvolvendo trabalhos de educação ambiental ligados à redução de resíduos sólidos como o lixo no mar.

O futuro espaço do Museu, em área de 3000 m2 contará com 1 auditório para 150 pessoas, biblioteca aberta ao público com enfoque em meio ambiente, lanchonete, loja de souvenires e os pavilhões de exposição onde ocorrerá a visitação, tornando-se em conjunto com o Aquário de Ubatuba e a Base do Projeto Tamar em Ubatuba, um novo atrativo para quem mora e quem visita o Litoral Norte de São Paulo.

O Museu funcionará diariamente: domingo a quinta das 10h às 18h e sextas, sábados e feriados das 10h às 20h.

O ingresso para população de Ubatuba será cortesia, mediante cadastro com documentação que comprove a residência para os demais terá o custo de R$22 inteira e R$11 meia entrada.

Endereço: Av. Governador Abreu Sodré, 1067 Perequê-Açú, Ubatuba/SP

*Fonte: Instituto Argonauta