Notícias Porto

Obras de dragagem de manutenção do Porto de São Sebastião começam neste mês

Tamoios News
Foto: Felipe Zangado

Neste mês de março serão iniciadas as obras de dragagem de manutenção no Porto de São Sebastião, que têm como objetivo restabelecer a profundidade do berço de atracação principal, berço interno e do seu entorno, para dar segurança à navegação. A execução dessa dragagem consiste na remoção de sedimentos do leito marinho e na sua disposição no dique do Porto de São Sebastião.

As obras de dragagem terão a duração de aproximadamente 60 dias. Paralelamente, serão realizados programas ambientais focados nas obras de dragagem, visando verificar os possíveis impactos dessa atividade, bem como atenuar os impactos observados.

O programa de educação ambiental será realizado junto aos moradores das áreas próximas ao Porto e pescadores, e tem como objetivo desenvolver ações educativas para mitigar possíveis impactos dessa obra e também lidar de maneira prática com as demandas levantadas junto aos grupos sociais. O programa de comunicação social tem intuito de promover comunicação contínua sobre o andamento das obras e dos programas ambientais, bem como abrir o espaço de comunicação para a sociedade trazer sugestões, questionamentos, reclamações e, porventura, denúncias.

As medidas de mitigação junto a esses grupos são determinadas pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, conforme a Lei 6938/81.

*Fonte: Porto de São Sebastião