Cidades Notícias

Operação Gaia resgata quase 150 animais silvestres que estavam em cativeiro

Tamoios News
Foto: Secretaria da Segurança Pública

A Polícia Militar resgatou, durante a Operação Gaia deflagrada entre os dias 31 de maio e 3 de junho, aproximadamente 150 animais que eram mantidos em cativeiro. Durante a ação, deflagrada em todo o Estado de São Paulo, também foram detidas mais de dez pessoas e apreendidas armas ilegais, munições e equipamentos de caça.

A ação foi deflagrada pelos Batalhões de Polícia Ambiental (BPAmb), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado no dia 5 de junho. Foram realizadas 392 atividades policiais que resultaram na detenção de 11 pessoas e na apreensão de 11 armas de fogo ilegais, munições e equipamentos de caça e carne de animais abatidos.

A Operação Gaia ainda fiscalizou o correto cumprimento de 258 Termos de Recuperação Ambiental, em áreas fiscalizadas pela Polícia Militar Ambiental. Com relação à fauna, também foram apreendidos 147 animais silvestres que estavam em cativeiro ilegal e passarão por reabilitação antes de serem reintegrados ao habitat.

Foto: Secretaria da Segurança Pública

Também foram desenvolvidas práticas de educação ambiental, como o plantio e a distribuição de 2.397 mudas de árvores de espécies nativas. A plantação ocorreu com a participação de crianças de diversas faixas etárias, promovendo a consciência sobre a importância de restauração ambiental e cultivando a esperança na construção de um mundo melhor.

*Fonte: Secretaria da Segurança Pública