Cidades Notícias

Operações da EMTU apreendem veículos irregulares no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Tamoios News

A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem realizado operações contra o transporte coletivo de passageiros não autorizado nos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, especialmente com base em denúncias específicas de operadores devidamente autorizados.

Os agentes averiguam carros, vans, micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal metropolitano com o objetivo de combater o transporte irregular de passageiros, oferecendo mais segurança, qualidade e eficiência aos cidadãos que utilizam o sistema metropolitano.

Os veículos autorizados passam por inspeções periódicas nas quais são verificados mais de 400 itens, os condutores são treinados periodicamente, bem como são atendidas todas as normas do Código de Trânsito Brasileiro e aquelas determinadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Os veículos não autorizados não cumprem essas normas e não há qualquer garantia da sua procedência.

Além disso, as empresas do sistema regular são titulares da concessão, logo precisam cumprir normas contratuais, inclusive em relação ao combate da transmissão do coronavírus, ao passo que os veículos clandestinos operam de forma precária e em concorrência ruinosa já que não cumprem qualquer requisito da legislação.

No ano de 2021, até agosto, foram realizadas 71 ações que resultaram em 339 abordagens para averiguação e na apreensão de 33 veículos. Em agosto deste ano foram contabilizadas 12 operações de “blitz” na RMVPLN, totalizando 21 abordagens que resultaram em cinco apreensões de veículos. As multas aplicadas para esses casos podem chegar a R﹩ 5.212,22.

Além dos veículos apreendidos desde o início de 2021, as equipes de fiscalização aplicaram 10 autuações para operadores de linhas metropolitanas em situação regular, mas que cometeram algum tipo de infração.

Em todo o ano de 2020, a EMTU contabilizou na região 124 operações e 871 abordagens, que resultaram em 60 apreensões de veículos em situação irregular.

*Fonte: EMTU