Cidades Notícias

PM Ambiental completa 72 anos de existência

Tamoios News
Foto: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo celebrou, nesta quinta-feira (16), seu aniversário de 72 anos. O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participou do evento. A solenidade foi realizada na sede do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), situado na zona norte da cidade de São Paulo.

“Inicialmente, meus cumprimentos aos antigos e atuais integrantes da velha força pública de São Paulo, que ontem completou 190 anos”, disse o general Campos no início do seu discurso, fazendo referência ao aniversário da Polícia Militar. “Meus cumprimentos também ao Comando de Policiamento Ambiental pelos 72 anos de efetividade. O índice de preservação em São Paulo é um dos mais destacados do Brasil e isso tem a mão, o suor, o brilho e o trabalho daqueles que trabalharam na força ambiental do Estado”, completou.

Em 14 de dezembro de 1949 foi criada a Polícia Florestal em São Paulo com 28 militares da Força Pública. Com o passar dos anos, a unidade passou por mudanças na denominação e atuação e o seu efetivo foi elevado até que, em 1974 foi criado o Batalhão de Polícia Florestal e de Mananciais, com abrangência territorial de todo o Estado de São Paulo.

Foram criados quatro batalhões de polícia ambiental que, por mais de 30 anos, atuou com a mesma estrutura operacional, até que em 2021 foi criado o 5º Batalhão de Polícia Ambiental (5º BPAmb). Atualmente, mais de 1,7 mil homens e mulheres, com apoio de cerca de 480 viaturas, atuam sob comando do coronel Paulo Augusto Leite Motooka.

A PM Ambiental é responsável pela fiscalização da flora em todo o território bandeirante, possui o dever de cumprir e fazer cumprir as determinações legais no que se refere à defesa da flora e ainda é a principal aliada da fauna silvestre, atuando no resgate dos animais que são mantidos ilegalmente em cativeiro, vítimas do tráfico da fauna e ainda os que estão em situação de maus-tratos.

Para isso, os PMs especializados desempenham atividades de patrulha comunitária rural, patrulhamento náutico e aéreo e geomonitoramento por satélites. O PM que atua na patrulha rural recebe um curso específico para essa modalidade e técnicas de condução das viaturas 4×4, que percorrem trechos sem asfalto e acidentados. No policiamento náutico, as equipes usam embarcações para patrulhar rios, lagos, represas e o litoral do Estado.

“A Polícia Militar Ambiental tem contribuído com ações efetivas para garantir um meio ambiente seguro e saudável. Nesse contexto, quero destacar o profissionalismo e o comprometimento dos nossos valorosos policiais”, ressaltou o coronel Motooka durante a solenidade.

Produtividade da unidade especializada

De janeiro a novembro deste ano, a PM Ambiental elaborou mais de 48,2 mil Autos de Infrações Ambientais (AIAs), que resultaram na aplicação de mais de R$ 261,5 milhões em multas. No mesmo período, mais de 76 mil denúncias foram recebidas e atendidas, 108 balões foram recolhidos e 520 armas de fogo ilegais foram retiradas de circulação.

Além disso, foram apreendidos 182 máquinas e caminhões, 6.278 palmitos e 66,8 mil m³ de madeira vendida ou armazenada ilegalmente e 21.441 animais resgatados. Os números refletem da expertise dos profissionais empenhados no trabalho diário e do uso da tecnologia e da inteligência policial aplicada no combate ao crime.

Homenagens

Na ocasião, aproximadamente 40 personalidades foram condecoradas com a Medalha do Cinquentenário do Policiamento Florestal e de Mananciais. A honraria instituída por meio de decreto no ano de 1999, tem como objetivo agraciar civis, militares e instituições que tenham contribuído para melhor brilho da efeméride ou de algum modo, prestado relevantes serviços à Instituição.

“Quero saudar nossos homenageados, pessoas ilustres e especiais que foram escolhidas porque fizeram por merecer a mais alta honraria. Obrigada pelo apoio à sociedade e proteção do meio ambiente”, finalizou o comandante da PM Ambiental.

Fonte: Secretaria da Segurança Pública