Cidades Notícias São Sebastião

Presidente Reis marca gestão com transparência e diálogo

Tamoios News
Foto: Luciano Vieira/CMSS

O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, José Reis, iniciará seu segundo ano de gestão com a marca de um trabalho com transparência, eficiência, ampliação da divulgação dos trabalhos legislativos e de diálogo com a comunidade, a exemplo das ações realizadas em 2021.

Com investimentos na compra de novos equipamentos e em tecnologia da informação foi possível melhorar a transmissão das sessões, audiências públicas e eventos realizados pelo Legislativo ampliando o acesso à informação. Para se ter uma ideia, o número de pessoas que acompanharam os trabalhos legislativos saltou de 70 mil, no primeiro semestre, para 231 mil em dezembro do ano passado, crescimento superior a 300%.

Apesar das dificuldades enfrentadas em função da pandemia do Coronavírus, os trabalhos seguiram normalmente com as sessões sendo reabertas ao público em setembro, mas mantendo os protocolos de segurança no enfrentamento à Covid-19. “Todos os cuidados serão mantidos porque nos preocupamos com a saúde de todos os nossos servidores e da população”, disse Reis.

Com resultados positivos, Reis conseguiu atingir metas importantes como apontadas ao assumir a presidência em 1º de janeiro de 2021, com a realização de uma gestão transparente, eficiente, valorizando o servidor, o trabalho dos parlamentares e conduzindo as sessões com democracia e diálogo.

Ampliação

Os números comprovam os resultados das ações realizadas durante o ano. Foram mais de 700 publicações postadas no Facebook da Câmara que atingiu 6.648 curtidas, 7.432 seguidores e mais de 231 mil visualizações. Foram também realizadas 56 transmissões ao vivo e publicadas 484 matérias de janeiro a dezembro.

Deste total, 332 matérias foram relacionadas às proposituras apresentadas pelos vereadores durante o ano atendendo a proposta de ampliar a divulgação dos trabalhos dos parlamentares que foram postados nas redes sociais da Câmara (Facebook e Site) e encaminhados aos meios de comunicação semanalmente.

Ainda relacionadas à produção de matérias, foram publicados 21 textos relacionados à “Memória Sebastianense”, que tem como proposta resgatar a história dos ex-presidentes da Câmara Municipal de São Sebastião e do próprio Legislativo atraindo a atenção de milhares de pessoas.

Ações

Além dos trabalhos parlamentares e da realização de audiências públicas, também foram promovidos eventos importantes para ampliar o debate sobre questões que afetam a sociedade. Em fevereiro do ano passado, foi abordado o tema sobre a “Privatização dos Portos” e, em maio, reunião sobre os problemas enfrentados, na época, com o transporte público.

A Câmara também marcou presença em eventos como as comemorações dos 20 anos de restauro da Igreja Matriz de São Sebastião, em solenidade da Subseção da OAB de São Sebastião, prestou homenagem ao Frei Hans Stapel, fundador da Casa Esperança e, por meio dos trabalhos dos vereadores, reverenciou representantes de entidades, servidores, policiais, pessoas que se destacaram em trabalhos comunitários, além de esportistas e representantes da cultura caiçara com a entrega de Moções de Aplausos e Reconhecimento.

Com os trabalhos voltados a atender as necessidades da população, foram apresentados mais de 600 requerimentos e mais de 950 indicações pelos parlamentares durante o ano, além de mais de 100 projetos, incluindo os encaminhados pelo Executivo. O presidente Reis reuniu-se com representantes de vários segmentos fortalecendo o diálogo com a população e também com os servidores ao receber demandas importantes, muitas delas transformadas em trabalhos legislativos.

Os parlamentares também reuniram-se com representantes de órgãos estaduais para debater problemas recorrentes como a falta de manutenção na Rio-Santos e questões habitacionais relacionadas à Regularização Fundiária. A Câmara também passou a ser representada no Parlamento Regional Metropolitano do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Vale do Ribeira.

O ano de 2021 foi encerrado com uma ação importante que foi a primeira reunião do Fórum em Defesa do Porto de São Sebastião como Autoridade Portuária Pública. Realizado em 16 de dezembro, com a participação de mais de 60 pessoas, o encontro marcou o início dos trabalhos do fórum instituído pelo Decreto Legislativo 01/2021, de autoria do presidente José Reis, para debater todas as questões relacionadas ao Porto de São Sebastião.

“Estamos falando sobre o futuro do porto e de todos os trabalhadores que atuam neste local e, portanto, falando do futuro da nossa cidade”, enfatizou o presidente Reis durante o evento.

Sobre o balanço das atividades no primeiro ano de gestão, Reis destacou a importância da harmonia e das ações do Legislativo em prol da comunidade. “Tivemos um ano de muito trabalho e diálogo com a população. Conseguimos investir na melhoria das transmissões das sessões e fazer com que mais pessoas pudessem acompanhar os trabalhos pelas redes sociais. Ampliamos a divulgação das ações parlamentares dando oportunidade para que todos os vereadores pudessem expor seus trabalhos junto à comunidade e nossa proposta é ampliar, cada vez mais, esse canal importante de acesso à informação.

Nossa responsabilidade é trabalhar para podermos levar as demandas da população e procurar contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos. Nosso compromisso continuará sendo a condução dos trabalhos por um Legislativo forte e independente e atuando sempre com transparência, responsabilidade com o dinheiro público, humildade e muito respeito a todos e à população que precisa ter suas demandas atendidas”, frisou o presidente.