Cidades Notícias Ubatuba

Professora contadora de histórias recebe homenagem em Ubatuba

Tamoios News
Foto: Câmara de Ubatuba

Com pedido de inversão de pauta, o vereador Adão Pereira (PSB) colocou em votação sua moção de nº 14/21, de congratulações para a contadora de histórias, a professora Emília Guaraci Antunes do Amaral Viana, apresentada como uma caiçara que aprendeu com seus pais o prazer da contação e da leitura.

Por ser considerada uma atividade tão importante na educação infantil, após cursar a faculdade Módulo, Emília optou por fazer pós graduação sobre a “Arte de contar história no contexto escolar” pelo Inec.

Em suas trajetória profissional, espalhou histórias por várias escolas, implantando laboratório de vivências dentro da arte milenar das contações, aprendendo que as histórias curam. A professora hoje atua como voluntária nessa área e em 2021 vem colhendo os frutos de suas receitas “encantantes”, chamando outras professoras para uma oficina nessa área.

Recebida a homenagem, ela ocupou a Tribuna para lembrar que “Monteiro Lobato foi o primeiro escritor brasileiro a gerar a literatura infantil e ele falava sempre que para fazer uma Educação de qualidade temos que formar leitores. E foi a partir da obra de Lobato é que a escola passou a ser formadora de leitores, com essa visão de incentivo à leitura que ganha importância a contação de história em sala de aula”.

O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação.

A professora explica que “o contador de história é aquele que empresta sua alma para o texto e dá vida a ele. Através de recursos como a onomatopeia, do olhar, dos gestos e linguagem vai-se elaborando jeitinho novo de pegar a mensagem do escritor e passar para a criança. Eu sou fiel a essa essência, a essa mensagem mas dando toque pessoal”.

Ela entende que “todos nós temos um contador de história dentro da gente. Se pensarmos na nossa infância vamos lembrar de uma avó, uma mãe que nos contava histórias. Nós somos histórias a todo momento. Essa homenagem é para todos nós. Hoje o que eu sou é porque cada um que passou pela minha vida deixou um pouquinho dela dentro de mim. Só tenho a agradecer a família, a Deus que abençoe todos nós”, concluiu.

*Fonte: Câmara de Ubatuba