Caraguatatuba Cidades Notícias

Programa desenvolve hortas como recurso pedagógico em Caraguatatuba

Tamoios News
Foto: PMC

A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Projetos, realizou na última quinta-feira (29/04), uma visita técnica em duas unidades escolares definidas para a implantação de hortas educativas, através do Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras.

O programa visa contribuir para o desenvolvimento da gestão ambiental nos bairros do entorno da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), por meio de processos educativos que utilizam metodologias participativas. As hortas educativas serão implantadas nas escolas municipais EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez e EMEF Dr. Carlos Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, em que estão matriculadas crianças que residem na Fazenda Serramar, local onde também está instalada a UTGCA.

O objetivo da visita foi reconhecimento do espaço destinado à implantação das hortas, e definição do modelo mais adequado às práticas pedagógicas, de acordo com a faixa etária dos alunos.

Durante a execução serão implantados canteiros para cultivo de temperos, raízes e ervas aromáticas, além de palets fixados na parede, para cultivo em jardineiras suspensas. Também está prevista a capacitação de voluntários, professores e equipe pedagógica para a implantação e manutenção das hortas educativas, que serão utilizadas como recurso pedagógico em outros projetos, como por exemplo, nas atividades de educação empreendedora, além do consumo na alimentação escolar.

A responsável pelo projeto na secretaria de educação, Mayara Peixoto, explicou que com a retomada das aulas presenciais, teremos o desafio de estimular o desenvolvimento físico e mental dos alunos e as hortas funcionam como um excelente recurso didático. “É uma forma de proporcionamos o contato com a natureza através de uma prática educativa ao ar livre. Acreditamos muito que essa parceria irá fortalecer ainda mais as ações que já desenvolvemos nas unidades escolares”, disse.

O Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras, é uma medida mitigadora exigida pelo IBAMA no licenciamento ambiental das atividades de operação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e do trecho terrestre do gasoduto Gasmex, em Caraguatatuba.

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba