Cidades Notícias São Sebastião

Projeto Rota 55 leva Araquém Alcântara para fotografar Arquipélago de Alcatrazes

Alcatrazes, 2020. (Fotografia: Araquém Alcântara)

O projeto Rota 55 levou Araquém Alcântara para fotografar o Arquipélago de Alcatrazes. Esta foi mais uma das ações que os empresários da região fizeram para valorizar as ilhas e as matas que cercam as belíssimas praias entre Juréia e Toque Toque no município de São Sebastião.

Nesta foto, Araquém Alcântara retrata a exuberância de Alcatrazes, o local esteve fechado para o público por mais de 30 anos e agora após grande empenho dos ambientalistas, recebeu o título de Refugio de Vida Silvestre, isso possibilitou a abertura para visitação guiada com monitores biólogos neste, que é um dos lugares mais lindos de toda a nossa costa.

Para se ter uma idéia, Alcatrazes está a 40k da nossa costa, lá encontramos mais espécies de peixes e pássaros do que Fernando de Noronha. Este local é o maior ninhal de aves marinhas do hemisfério sul, uma verdadeira explosão de vida a menos de uma hora da costa.

Araquém Alcântara é um dos maiores retratistas da natureza brasileira e um dos melhores fotógrafos do mundo. Ele foi convidado a fazer parte deste projeto justamente no aniversário de 50 anos de sua carreira, momento muito oportuno para todos, pois as fotos serão expostas e disponibilizadas para compra e parte dos recursos, serão doados pelo artista para ajudar projetos sociais da região.

“Esta região nunca foi retratada desta forma, o projeto Rota 55 está unindo jornalistas, fotógrafos, personagens que inspiram e influenciam pessoas. Nosso objetivo é valorizar o entorno, mostrar para quem vem de longe ou até mesmo para quem frequenta nossas areias há muito tempo, mas ainda não conhecem todos os encantos desta linda região.” diz Ricardo Augusto, responsável pelo projeto.

Na Mata Atlântica, encontramos trilhas que nos levam a rios, cachoeiras, árvores centenárias, sendo esta área, a maior biodiversidade do planeta, superando até mesmo a floresta Amazônica!

As baleias passam todos os anos em nossas águas no processo migratório de acasalamento, espécies fantásticas, elas podem ser avistadas entre os meses de Abril a Setembro.

O povo local, os caiçaras, têm hábitos, culturas e gastronomia muito distintas que devem ser conhecidas e valorizadas por todos!

No esporte, temos praias com ondas perfeitas, onde nasceu o nosso bi campeão mundial Gabriel Medina, e o vice campeão mundial de SUP Wellington Reis.

Temos também as maiores e mais belas maratonas aquáticas do país, entre elas a volta de 7k em Alcatrazes e a mais nova prova de águas abertas o “Desafio Rota 55” idealizado pelo ícone das maratonas aquáticas, Igor de Souza, que acontecerá em Dezembro deste ano.

Rota 55 é um dos melhores destinos para férias do mundo todo, com clima agradável e belezas únicas há poucos quilômetros de São Paulo, Campinas e dos maiores aeroportos da América do Sul!

*Informações da Rota 55