Cidades Notícias Ubatuba

Quarenta e dois raios atingiram Litoral Norte, com uma vítima fatal em Ubatuba

Tamoios News

Segundo dados levantados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 42 raios tocaram o solo do litoral norte paulista durante o período das 21h de segunda-feira (29) até às 06h desta terça-feira (30). 

Só em Ubatuba foram 28 raios, mais da metade do total registrado. Morador do município, Maike Finessi estava em uma embarcação que foi atingida por um raio. Ele foi a óbito.

Outros dez raios tocaram o solo em Caraguatatuba, três em São Sebastião e um em Ilhabela. Também foram registrados 20  raios intra-nuvem em Ubatuba e dois em Caraguatatuba.

De acordo com estudo do ELAT, pessoas realizando atividades no campo são as principais vítimas das descargas elétricas atmosféricas no Brasil, país líder de incidência de raios no mundo. Segundo a pesquisa, entre as principais circunstâncias de fatalidades com raios se destacam atividades de agropecuária; estar dentro de casa, próximo a rede elétrica ou hidráulica; e atividades na água ou próximo a praias, rios, piscinas ou embaixo de árvores.

Os raios podem ocorrer pouco antes da chuva começar ou no estágio final da tempestade. A recomendação é buscar abrigo tão logo apareçam nuvens carregadas no céu ou comece a trovejar.