Cidades Notícias São Sebastião

Reportagem da Folha denuncia mortes por sufocamento e falta de oxigênio em São Sebastião

Tamoios News

Reportagem publicada no site da Folha de São Paulo nesta sexta-feira (15), assinada por Artur Rodrigues, expõe que duas mortes por sufocamento e falta de oxigênio aconteceram em São Sebastião, segundo relatos de profissionais de saúde.

A matéria cita relatos de que não há médicos suficientes e que estão sendo usados ventiladores pulmonares só com torpedo (tubo de oxigênio) porque a rede de oxigênio não daria conta da demanda.

A reportagem também menciona que embora oficialmente haja 20 respiradores, apenas dez ficam dentro do Hospital de Clínicas da cidade. 

Os funcionários disseram à Folha que há uma série de problemas de estrutura e nas condições do serviço e enviaram à reportagem do jornal fotos que mostram um rato e larvas dentro da unidade. 

A reportagem também expõe que a situação é ruim no Hospital da Costa Sul, em Boiçucanga, com grande procura e espera.

Em resposta à Folha, a prefeitura negou as mortes por falta de oxigênio e afirmou que os hospitais possuem estrutura. Sobre o rato e as larvas, a prefeitura disse ao jornal que o Hospital passa por dedetizações periódicas.

Fontes ouvidas pelo portal Tamoios News confirmam a situação crítica descrita na matéria da Folha.

“Essa semana teve uma diminuição da força da usina e mudamos para o 2º de cilindro. A usina está sendo usada 24 horas todos os dias, não está aguentando a demanda. Foi resolvido na minha emergência, porém devido à demanda acho que teremos problemas futuros. Ontem chegou um caminhão de cilindro aqui”, disse o Dr. Juan Lambert, médico coordenador da UPA de São Sebastião.

“Não tem nada regularizado, os ventiladores da UTI respiratória estão conectados nos torpedos. O prefeito Felipe Augusto diz que tem 2 geradores, 2 usinas, não. Só tem 1 e essa usina só manda oxigênio até 84%, não conseguem mandar 100% de oxigênio e o fluxo fraco, então tem que ligar o ventilador no torpedo, é isso que está acontecendo” disse um funcionário que não quer se identificar.

Médicos divulgaram hoje uma carta aberta rebatendo a entrevista do prefeito Felipe Augusto (PSDB) à rádio Morada. (Leia na íntegra: https://tamoiosnews.com.br/noticias/medicos-divulgam-carta-aberta-rebatendo-falas-de-felipe-augusto-em-entrevista-a-radio/)