Cidades Notícias São Sebastião

São Sebastião reforça campanha de 2ª dose de vacina para completar imunização

Foto: Beto Silva

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), tem realizado etapas da segunda dose da vacina contra Covid-19 dentro dos prazos determinados por cada imunizante. A segunda dose da vacina contra Covid-19 permite que a imunidade do organismo seja mais fortificada para combater o vírus.

É de suma importância que o munícipe, que recebeu a primeira dose da Coronavac (Butantã), Astrazeneca ou Pfizer, confira a data de retorno no cartão de vacinação para receber a segunda aplicação. Caso esteja dentro ou até passado do prazo, deve procurar os polos de vacinação nos dias de campanha.

Essas vacinas foram elaboradas para serem complementadas com uma dose de reforço e seus fabricantes atestaram eficácia e durabilidade dos efeitos com a segunda aplicação. Isso quer dizer que quem tomou somente uma aplicação dos imunizantes não está devidamente protegido contra a Covid-19.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não tomar a segunda dose implica em uma série de consequências: aumento do risco de contrair coronavírus; possibilidade de adoecer devido à Covid-19 e precisar de internação hospitalar; ao se contaminar, não ajudar a controlar a expansão do vírus; chances de criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus.

Para o momento atual, as vacinas são a opção de maior comprovação, credibilidade e eficácia contra a Covid-19. “Não faz sentido a pessoa tomar uma dose da vacina e não se apresentar para tomar a segunda dose. Quem assim o faz está com uma proteção insuficiente e inadequada”, alerta o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

São Sebastião aplicou 65.674 doses, sendo 47.935 primeiras doses, 15.468 segundas doses e 2.271 doses únicas de vacina contra Covid-19.

*Fonte: Prefeitura de São Sebastião