Cidades Notícias São Sebastião

Tradicional Procissão Marítima de São Pedro Pescador reúne 35 embarcações

Tamoios News

A tradicional Procissão Marítima de São Pedro Pescador, com saída do “Píer do Convento” (Paróquia Nossa Senhora do Amparo), no bairro São Francisco, em São Sebastião, aconteceu no último domingo (04) após a celebração de Missa Solene de São Pedro, às 8h. A procissão organizada pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” e da Secretaria de Turismo, reuniu 35 embarcações, número reduzido em relação a anos anteriores, devido à pandemia.

Na tradicional procissão marítima, os devotos, em barcos pesqueiros enfeitados com flores e fitas, passearam pelo Canal de São Sebastião, saudando o santo padroeiro dos pescadores. A imagem de São Pedro seguiu de barco até a cidade de Ilhabela, onde embarcações do arquipélago se reuniram às de São Sebastião para a tradicional Benção dos Anzóis e dos Barcos.

Segundo o padre da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, André Vilela, a procissão é um ato público de fé e de entrosamento da Igreja com os setores da comunidade. “Esse é um período importante para moradores, uma grande tradição. É uma linda festa, porque os pescadores organizam os detalhes dos barcos para levar a beleza ao mar. Peço a São Pedro que abençoe e proteja todos os pescadores, uma atividade difícil, mas que eles enfrentam para levar o sustento para a família”, diz.

Devido à pandemia, a Paróquia teve que reduzir o tamanho das homenagens ao Dia de São Pedro, celebrado em 29 de junho. Em anos anteriores eram realizadas festas sociais com quermesse, sorteio de prêmios e shows musicais.

*Fonte: Prefeitura de São Sebastião