Cidades Notícias

Travessia de balsas: Sobrevivência e tristeza

Tamoios News
Foto: Ivânio de Abreu/TN. As filas são a alegria de uns e tristeza de outros

Tempo de espera na fila da balsa é pesar para turistas e oportunidade de negócios para ambulantes 

 

Por Ivânio de Abreu

Já se sabe que a travessia de balsas realizadas entre São Sebastião e Ilhabela durante a Temporada de Verão, feriados prolongados e fins de semana tem agravamento nos períodos de espera superando sempre o tempo usualmente conhecido por moradores e visitantes de 30min. O que de acordo com o Desenvolvimento Rodoviário S.A (Dersa) é um período normal para as operações de embarque e desembarque de pedestres, veículos leves e pesados, entre os municípios.

O que para muitos pode ser uma tristeza devido aos longos tempos de espera nas filas para outros é uma forma de sobrevivência em tempos de desemprego.  Para Roseli Santos, 46 anos, moradora de Taubaté a espera tem sido um teste de paciência. A turista estava com a família na fila com destino ao Arquipélago e devido ao calor precisou sair do carro para tentar se refrescar em uma sombra de arvore.

“Estamos mais de 1h30 na fila, esse calor está insuportável. Espero chegar logo na Ilhabela”, relata enquanto comprava um “geladão” para amenizar o calor.

De acordo com a vendedora de “geladão” o dia quente e com filas é favorável aos negócios e ajuda na renda familiar. A mulher de 32 anos que trabalha há dois anos no local, apesar do calor demonstra alegria.  Caminhando entre os carros e com seu isopor, ela fica em média de duas a três horas, mas diz que vale a pena.

“Se o tempo está favorável e tem fila, o que eu trago consigo vender tudo. Hoje é um dia bom para venda: Sol, calor e fila. Eu estou desempregada e meu marido trabalha com bico, então a forma como eu arrumei de ganhar um sustento para a família foi isso, fazendo as coisas para vender”, diz a vendedora.

À tarde desta quarta-feira (24) para quem aguarda chegar a Ilhabela espera 1h (60min), no bolsão de embarque de São Sebastião. Já para quem deixa o Arquipélago espera o tempo padrão de 30min. Das sete balsas disponíveis para realizarem o transporte de pedestres, veículos leves e pesados, todas estão em operação. De acordo com o site da Dersa, a capacidade de veículos transportados está em 390 por hora.

A travessia segue operando com maré normalizada sendo possível o transporte de veículos pesados (carretas, ônibus e caminhões), nas câmeras de segurança disponíveis no site nota-se fila no bolsão de embarque do município de São Sebastião.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec inpe), o clima hoje será de pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde.A máxima para hoje é de 33°c, e probabilidade de chuva de 80%.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.