Litoral Norte Notícias

Ubatuba deve gerar mais de 3.500 empregos durante a Temporada

Tamoios News

Das quatro cidades da região, Ubatuba e São Sebastião são as que mais contratam, seguidas por Ilhabela e Caraguá

 

A temporada de verão representa oportunidade para quem busca um trabalho temporário ou até mesmo, um emprego efetivo. Para os jovens, também é a chance de alcançar o primeiro emprego ou de aumentar a experiência profissional, pois nesta época, muitas empresas abrem vagas para trabalhos temporários em diversas áreas. Para muitos, esta é uma boa chance de mostrar competência e habilidades e assim, ser contratado de forma efetiva para um serviço no ano todo.

Considerada uma cidade turística, Ubatuba tem nos setores de hospedagem, restaurantes, quiosques, sorveterias e bares, os ramos que mais geram empregos temporários na cidade.

A área de lazer e entretenimento, como casas noturnas que envolvem um grande número de pessoas para serviços de promoção, o setor de passeios de escuna e a área náutica em geral também são exemplos consideráveis de contratação.

Segundo José Carlos de Souza, secretário executivo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores), em Ubatuba, o órgão não pôde precisar um número exato de admissões nessas áreas, mas informou que só no setor de hospedagem com 300 estabelecimentos cadastrados na entidade, em média são contratados 1.500 funcionários para atender a demanda na alta temporada.
“Esse número de 300 representa apenas 70% dos estabelecimentos de hospedagem existentes no município, ou seja, o número de contratações é bem maior que 1.500. Acredita-se que no mínimo são gerados, durante os 45 a 60 dias de temporada de verão, cerca de dois mil empregos temporários só nessa área. Boa parte deles são recolocação e aproveitamento de pessoal da própria comunidade“, diz Souza.

Ubatuba conta com cerca de 19 mil leitos estimados. O setor de restaurantes informou que após a última temporada, as equipes fixas tiveram um pequeno aumento, pois muitas pessoas que foram contratadas no período de movimento, foram efetivadas. Muitas contratações temporárias já começaram neste mês e na alta temporada, a contratação pode subir até 30% já que alguns restaurantes admitem até 10 pessoas a mais, entre garçons, cozinheiras e ajudantes para atender sua demanda.

O vice-presidente da Associação de Quiosques de Ubatuba, Carlos Roberto do Lago disse que são 84 quiosques existentes no município, e cada um deles contrata no mínimo 10 pessoas a mais na temporada. “Na Praia Grande, por exemplo, que é uma das praias mais movimentadas de Ubatuba, são 29 quiosques que contratam em média 20 pessoas temporariamente. Só aí já são quase 600 empregos. Os quiosques de Ubatuba geram em média cerca de 1.500 empregos diretos“, diz o vice- presidente.

De acordo com o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Márcio Gonçalves Maciel, em razão do movimento que a cidade vem tendo neste último mês, alguns estabelecimentos anteciparam as contratações. “No início de outubro os empresários já haviam começado a disponibilizar vagas e os cargos mais requisitados na entidade são os de garçons, cozinheiras, balconistas, recepcionistas, serviços gerais e vendedores. Há também uma grande demanda no setor de confecções e magazines”.Desde 2008, a ACIU começou a divulgar gratuitamente as vagas de emprego disponíveis nos estabelecimentos comerciais associados e não associados à entidade. A ação tem dado ótimos resultados. Atualmente são mais de 70 vagas disponíveis.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.