Cidades Notícias Ubatuba

Vacina contra a Gripe Influenza está disponível em todas as unidades de saúde de Ubatuba

Tamoios News
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba informa que começou a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza Tipo A (H1N1 e H3N2) e Tipo B. Neste ano, a primeira etapa da vacinação tem como público-alvo os seguintes grupos:

– Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos 11 meses e 29 dias)

– Gestantes

– Puérperas

– Povos indígenas

– Trabalhadores/as de saúde na ativa

A meta é imunizar 90% dessa população até o dia 10 de maio.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde, mas atenção: os horários de atendimento da sala de vacinação variam de posto para posto. Confira a informação na página da Prefeitura de Ubatuba antes de sair de casa.

Para vacinar-se, é preciso apresentar carteira de vacina, documento com foto e, no caso de profissionais da saúde, comprovante de vínculo de trabalho em estabelecimento de saúde (holerite, declaração, carteira de trabalho).

Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19.

Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

A partir do dia 11 de maio será a vez dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e dos professores das redes pública e privada serem vacinados contra a Influenza.

Já a terceira etapa da vacinação contra Influenza está prevista para começar em 9 de junho, e se destina a pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

*Fonte: Prefeitura de Ubatuba