Cidades Notícias São Sebastião

Vereadores registram BO contra prefeito após serem barrados em reunião sobre corte de energia na Vila Pantanal

Tamoios News

Na noite de terça-feira (06), moradores da Vila Pantanal, localizada no bairro Juquehy, Costa Sul de São Sebastião, protestaram na Câmara contra o desligamento de ligações clandestinas de energia elétrica de cerca de 50 famílias, executado pela manhã pela concessionária EDP, acompanhada pela prefeitura e Polícia Militar. Da Câmara, os moradores seguiram para a prefeitura, onde foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito Felipe Augusto. Seis vereadores participaram da reunião, mas o vereador André Pierobon (MDB) que foi escolhido pelos vereadores Giovani dos Santos – Pixoxó (MDB) e Wagner Teixeira (AVANTE) para representar a oposição, foi impedido de entrar. Eles registraram um boletim de ocorrência contra o prefeito e contra o guarda municipal André Marcos Maciel.

De acordo com o BO, o prefeito teria autorizado a entrada de moradores e vereadores para a reunião no interior da prefeitura. Contudo, o vereador Pierobon, que representa a oposição ao governo, teria sido abordado a caminho da antessala do gabinete do prefeito, pelo comandante da Guarda Civil da cidade, para que se retirasse do recinto por ordem do prefeito. Apenas vereadores da base governista teriam sido autorizados a permanecer na reunião com os moradores. Para André, Pixoxó e Wagner, representantes do povo, eleitos democraticamente, seus direitos constitucionais foram cerceados, motivo que os levou a registrar a ocorrência na Polícia Civil.

Segundo texto divulgado pela assessoria de imprensa do prefeito ontem (06) à noite, o desligamento realizado pela EDP estava acatando decisão da Justiça (processo número 100 2022-38.2019), que em uma Ação Civil Pública de Regularização Fundiária, movida pelo Ministério Público há anos, concluiu que parte do terreno da Vila Pantanal, onde vivem esses moradores do protesto de terça-feira, não é passível de regularização pelo fato de ficar em área de risco. O prefeito afirma que a decisão judicial não pode ser contestada pela prefeitura ou pela Câmara. 

Porém, os moradores afirmam que antes das eleições municipais de 2020, o próprio prefeito teria mandado colocar postes no local e prometido que faria as ligações de energia. Questionada sobre isso, a prefeitura não respondeu.

Na manhã de hoje (07), uma moradora disse que as famílias já estão totalmente sem energia. Segundo ela, a reunião com o prefeito não trouxe novidades e a princípio ele teria dito que lamenta, mas que não há solução. Ele também teria se comprometido a enviar representantes da prefeitura ao Pantanal hoje para pensarem em possíveis soluções.