Pan 2019 São Sebastião

Pan 2019: Sebastianenses Biludo e Robson Santos estreiam nesta segunda

Tamoios News
pan2019-biludo_chloe_karol_robson

A tão esperada estreia do surf nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 será nesta segunda-feira (29), nas famosas ondas de Punta Rocas, no Peru. O esporte agora olímpico também foi incluído na programação do Pan, que também contará com disputas longboard (pranchões) e o stand up paddle (SUP) wave e race. Estão previstos sete dias de competição, até 4 de agosto, quando serão definidas as primeiras medalhas de ouro do evento e os primeiros atletas elegíveis para os Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade shortboard.

O primeiro dia de baterias terá o surf e o longboard no masculino e feminino e o Time Brasil contará com Robson Santos e Karol Ribeiro nas pranchinhas, Chloé Calmon e Wenderson Biludo nos pranchões. Luiz Diniz e Nicole Pacelli, do SUP Wave, entram no mar na terça-feira (30), enquanto que Lena Ribeiro e Vinnicius Martins, do SUP Race aguardarão até o último dia, para uma prova única, já valendo medalhas.

Atletas falam sobre a expectativa da estreia.Veja o vídeo clicando abaixo:

https://www.instagram.com/p/B0d4Fp0n5Zz/?igshid=iwostib3k0io

Os oito brasileiros garantiram as vagas no PASA Games também em Punta Rocas, point break conhecido mundialmente por sua qualidade de ondas. Vale destacar que os Jogos Pan-Americanos figuram como o segundo maior evento esportivo do Mundo, atrás apenas da Olimpíada, que terá em Tóquio também a estreia do surf. O SUP race também havia sido proposto pela International Surfing Association (ISA) para inclusão em Tóquio 2020, mas só o surf foi aceito.

pan2019-chloe_calmon. FOTOS DIVULGAÇÃO – CBSURF

No Peru, o Time Brasil conta com todo o suporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), com o apoio de médico, fisioterapeuta, chef de cozinha e até advogado, uma vez que a sede do surf fica distante da Vila Olímpica e a delegação está instalada na Casa Surf. A equipe brasileira é coordenada por Rosaldo Cavalcanti, conta com os técnicos Gabriel Macedo, no surf, e Américo Pinheiro, no SUP, e tem ainda o acompanhamento do presidente da Confederação, Adalvo Argolo.

“Esse é um momento histórico para o surf. É a primeira vez que a modalidade faz parte do ciclo olímpico e a expectativa é muito grande. Nosso time está afiado, treinado, com uma boa estrutura e estamos levando muita fé que vamos levar várias medalhas para o Brasil”, afirma o chefe de equipe do Brasil, Rosaldo Cavalcanti.

Os atletas também demonstram confiança para boas performances. “Vim aqui em busca da medalha de ouro e é uma honra poder representar o Brasil nesse primeiro evento do surf no ciclo olímpico. Quero agradecer ao COB, à CBSurf e conto com o apoio de toda a torcida”, afirma Robson Santos. “Estamos todos muito motivados em busca de medalha e é uma honra e um sonho se realizando fazer parte do Time Brasil nesse momento histórico”, destaca Chloé Calmon, atual líder do ranking mundial de longboard, na World Surf League (WSL).