Pare e Siga São Sebastião

Pare e Siga faz trajeto entre centro de São Sebastião e Enseada levar até duas horas

Tamoios News
Marcella Rodrigues de Oliveira com a filha em dia de folga no congestionamento entre Enseada e Cigarras Foto: Simone Rocha

A previsão do DER é que a Operação Pare e Siga seja realizada até esta sexta-feira (13), quando os serviços de recapeamento deverão ser concluídos

Por Simone rocha

O portal Tamoios News recebeu várias reclamações de moradores e turistas devido a aumento do tempo de espera no Pare e Siga, no Km 116 da rodovia Rio-Santos, que fica entre a Enseada e a Praia Cigarras, em São Sebastião. O pior horário é depois das 17h, durante a semana, devido ao movimento intenso sentido a cidade de Caraguatatuba, e para quem estuda ou trabalha no Centro e vem sentido São Sebastião. Do Centro da cidade até a Enseada o trajeto atualmente leva cerca de duas horas. Pela manhã, os motoristas e passageiros também precisam ter paciência, somente no “Pare e Siga” a espera é de 40 minutos a uma hora.

Outro trecho também em obras fica próximo da praia das Cigarras, no km 118, que em maio deste ano foi totalmente interditado devido ao grande volume de terra que cedeu e deslizamentos de pedras.

Isabelle Passos, que trabalha como doméstica em uma residência na Vila Amélia, disse que notou a piora na demora desde a semana passada. “Como venho com meu filho de 8 anos, na volta eu caminho uns 20 minutos no sentido contrário, para dessa forma, conseguir lugar para sentar no ônibus”, explica. O estudante Murilo Brandão, de 14 anos, faz curso no centro da cidade às terças e quintas e contou que a demora está maior a cada dia.

Isabelle Passos e o filho Marcos Luiz de 8 anos levam quase duas horas para chegar em casa
Foto: Simone Rocha

De folga do supermercado em que trabalha, Marcela Rodrigues de Oliveira, aproveitou o dia para resolver assuntos na região central e levou a filha, de 1 ano e 5 meses. “Cheguei no ponto às 16h30, mas só conseguir embarcar às 17 horas. Eu acho que o congestionamento é maior a noite. E quando estamos com criança é pior porque eles ficam irritados e não tem o que fazer. Só esperar a liberação para o ônibus seguir”, lamenta.

DER

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) informou que a Operação Pare e Siga foi intensificada nos últimos dias para que os trabalhos de recapeamento da pista possam ser realizados sem a interrupção completa do tráfego. E que este esquema operacional é adequado à situação do tráfego, a qual dos sentidos possui mais filas e que o tempo de retenção é relativo ao maquinário que atua no momento e assim por diante. A previsão do DER é que a Operação Pare e Siga seja realizada até esta sexta-feira (13), quando os serviços de recapeamento deverão ser concluídos.