pescadores São Sebastião

Pescador perde camarões e peixes poluídos por petróleo em Ilhabela

Tamoios News

Óleo pode ser proveniente de limpeza de tanques de navio atracado na costa da ilha. Capitania dos Portos investiga o caso

Por Salim Burihan

O pescador Paulo Valdemar da Silva, de São Sebastião, perdeu cerca de 30 quilos de camarão e peixe capturados próximo a Praia de Jabaquara, em Ilhabela. O pescado foi atingido por óleo cru, lançado ao mar, possivelmente, pelo navio Orient Transit, atracado a 1,5 quilômetros da costa da ilha.

Fotos- cedidas pelo pescador Paulo Valdemar da Silva

Segundo Silva, que pesca há 30 anos e é associado da Colônia Z-14, de São Sebastião, além dos camarões e peixes, sua rede de pesca também foi avariada por um tambor de óleo cru que também teria sido supostamente lançado ao mar pelo navio.

“É a primeira vez que jogo fora camarão e peixes poluídos por petróleo. Tive um prejuízo de cerca de R$ 500,00. O cheiro de petróleo está muito forte, por isso, depois de três dias no mar decidi suspender a pescaria e ir prá casa”, contou ele.

O óleo e também estopas com o produto vieram junto com os camarões e peixes capturados por volta das 12h30 desta quarta(15).

Silva comunicou outros colegas pescadores sobre a presença de óleo no mar. Segundo ele, o óleo teria sido lançado pelo navio durante uma possível limpeza dos tanques.

A Capitania dos Portos, comunicada do caso, ficou de fazer uma inspeção na embarcação. A Companhia Docas também ficou de verificar o possível vazamento de óleo na costa da ilha. Veja vídeo do pescador desesperado ao ver seu pescado poluído pelo óleo:

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.