Meio Ambiente Notícias São Sebastião

Polícia Ambiental localiza e apreende rede de pesca irregular em São Sebastião

Tamoios News
Tartaruga encontrada morta próxima a rede apreendida / Foto: Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental informa que após receber diversas denúncias sobre redes de pesca armadas irregularmente na baía de Toque Toque Pequeno, em São Sebastião, uma delas foi localizada e apreendida nesta segunda-feira, 30 de janeiro.

Inclusive, a equipe recebeu imagens de dois golfinhos mortos, emalhados em uma destas redes no dia anterior (29). Imediatamente, uma equipe deslocou para a região, onde após patrulhamento marítimo, localizou uma rede de pesca do tipo emalhe de superfície (boiada), irregular, com 100 metros de comprimento, sem as devidas plaquetas de identificação, tornando-o petrecho não permitido, conforme a legislação pesqueira vigente.

Foto: Divulgação Polícia Ambiental

Na ocasião não haviam embarcações pesqueiras nas proximidades, caracterizando a pesca utilizada como método não permitido, e não sendo possível identificar o responsável pelo Crime Ambiental.

O Petrecho, que estava armado no mar territorial, no interior da APAMLN – Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte, foi imediatamente recolhido e apreendido.

Próximo da rede recolhida, foi localizada ainda uma tartaruga verde ou Tartaruga-aruanã ( Chelonia mydas”) morta, provavelmente após interação com o petrecho de pesca e consequente morte por afogamento, após não conseguir emergir para respirar.

Foto: Divulgação Polícia Ambiental

Ações rápidas como essa, corroboram para a preservação e perpetuação das espécies marinhas.

Sua ajuda é fundamental, Denuncie!

Litoral Norte 12 3842-0123 / 12 3842-0355
Litoral Centro 13 3348-4774 / 13 3348-4773
Litoral Sul 13 3853-5750

Preservar o Meio Ambiente é Preservar a Vida!

Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb