Porto São Sebastião

Cia. Docas coordena simulado de derramamento de óleo no mar

Tamoios News

Exercício previsto no Plano de Área do Porto Organizado de São Sebastião avalia procedimentos e o tempo de resposta 

 

A Companhia Docas de São Sebastião realiza nesta quinta-feira (5), das 9h às 12h, o 4º Exercício Prático do Plano de Área do Porto Organizado de São Sebastião para acidentes envolvendo derramamento de óleo no mar. O objetivo é otimizar o atendimento e o fluxo das ações integradas neste tipo de emergência.

Durante o simulado haverá a movimentação de embarcações e uso de barreiras de contenção nas imediações do porto, na área de atracação e no canal de São Sebastião. O sistema de travessias São Sebastião/Ilhabela, operado pela DERSA, funcionará normalmente. O exercício contemplará procedimentos adotados pela Companhia e empresas que atuam na área, considerando as ações de contenção e recolhimento de óleo, proteção das áreas sensíveis, assim como o plano de comunicação, estrutura e o tempo de resposta no controle da emergência.

A realização de simulados é uma atividade realizada regularmente pelo Porto de São Sebastião, reconhecido por prezar pela qualidade e preservação ambiental em sua atuação.

O Porto de São Sebastião é o primeiro do país a implantar um Plano de Área aprovado pelo órgão ambiental, o qual reúne as medidas necessárias a serem tomadas em caso de acidentes com vazamento de óleo na área do Porto Organizado. O documento consolida os Planos de Emergências Individuais (PEIs) do Porto de São Sebastião, do Terminal Aquaviário da Transpetro, do Sistema de Travessia São Sebastião/Ilhabela e da Marina Igararece com procedimentos conjuntos para solucionar possíveis emergências.

Participarão também desta atividade representantes do Ibama, Cetesb, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, DERSA, Transpetro e da equipe do Centro de Atendimento a Emergência (Ceate) do Porto de São Sebastião. As secretarias municipais de Meio Ambiente e as Defesas Civis de São Sebastião e Ilhabela também serão acionadas.

Meio Ambiente – O Porto de São Sebastião ocupa a 1ª posição, entre os 30 portos brasileiros, no Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). É também o primeiro e único porto organizado a conquistar a certificação internacional ISO 14.001, que comprova a sua qualificação para toda a atividade de administração, exploração e operação. São indicadores que são considerados como bons reguladores para avaliar as operações do Porto sebastianense e seu impacto local.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.