Porto São Sebastião

Companhia Docas coordena simulado de derramamento de óleo no mar

Tamoios News
Imagem Ilustrativa / Arquivo

Exercício avalia procedimentos e o tempo de resposta neste tipo de emergência

 

A Companhia Docas de São Sebastião realiza nesta terça-feira (19) das 8h30 às 12h30, o 5 º Exercício Simulado Prático de Atendimento à Emergências do Porto Organizado de São Sebastião. O objetivo é simular as ações de atendimento às vítimas e à contenção e recolhimento de óleo no mar neste tipo de emergência.

Durante o simulado, haverá a movimentação de embarcações e uso de barreiras de contenção nas imediações do porto, na área de atracação e no canal de São Sebastião. O sistema de travessias São Sebastião/Ilhabela, operado pela Dersa, funcionará normalmente.

O exercício contempla procedimentos adotados pela Companhia, considerando as ações de contenção e recolhimento de óleo, proteção das áreas sensíveis, assim como o plano de comunicação, estrutura e o tempo de resposta no controle da emergência.

Esta ação fecha o ciclo anual de exercícios práticos e de simulados de atendimento à emergências do Porto de São Sebastião e contará com a presença do Ibama, Cetesb e Marinha do Brasil, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do Ministério Público Estadual e a comunidade vizinha ao Porto.

Referência – O Porto de São Sebastião ocupa hoje, a 3ª posição, entre os 30 portos brasileiros, no Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). É também o primeiro e único porto público a conquistar a certificação internacional ISO 14.001, que comprova a sua qualificação para toda a atividade de administração, exploração e operação em relação as questões ambientais.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.