Litoral Norte Religião

Diocese de Caraguatatuba comemora 20 anos

Tamoios News

A   Diocese de Caraguatatuba completa em 2019  20 anos de criação. No Calendário de Bodas, seriam “Porcelana”, que demonstra resistência, zelo e atenção ao longo de duas décadas de trabalho nas quatro cidades do Litoral Norte. Para comemorar o marco, estão programadas uma série de atividades ao longo do ano.A primeira delas é a Peregrinação do Resplendor do Divino Espírito Santo, Padroeiro da Diocese, pelas 19 Paróquias, acompanhado da Bandeira do Divino.

“Assim como fizemos na ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, começamos a Peregrinação do Resplendor no fim de 2018 pelas Paróquias de Ilhabela e terminaremos no final de abril na Catedral Divino Espírito Santo, com uma grande Celebração”, adianta Dom José Carlos Chacorowski, Bispo Diocesano.

A Bandeira do Divino Espírito Santo foi confeccionada especialmente para a Peregrinação e tem como diferencial o selo dos 20 anos, que estará presente em todas as peças gráficas e nas redes sociais diocesanas ao longo de 2019. Além do Brasão da Diocese e o numeral 20, a logomarca estampa a pomba, que representa o Espírito Santo e a cruz da Missão Jesuíta, que remete à presença dos religiosos nos primórdios da história da região, como por exemplo, São José de Anchieta, que peregrinou pelo Litoral catequizando os índios e foi responsável por intermediar o acordo da Paz de Iperoig, assinado em Ubatuba em 1563.

Ao se despedir de cada local, é fixado no Resplendor uma fita colorida com o nome da Paróquia, em agradecimento às bençãos e graças alcançadas. As fitas ainda fazem referência aos sete dons concedidos pelo Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Divino

O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. É Deus, o  amor entre o Pai e o Filho personificado, vivo e atuante. A Bíblia usa imagens simbólicas para representa-lo como, fogo, sopro, vento, água viva e a  pomba. Para acompanhar todas as atividades alusivas às Comemorações dos 20 anos da Diocese de Caraguatatuba é só entrar em contato com a Paróquia mais próxima ou ficar atento às redes sociais da Diocese. Abaixo, o cronograma da Peregrinação do Resplendor do Divino Espírito Santo:

 

Paróquias

25/1 a 1º/2/19 –  Nossa Senhora da Glória – Caraguatatuba
1º/2 a 8/2/19 –  São José – Caraguatatuba
8/2 a 15/2/19 –  São João Batista – Caraguatatuba
15/2 a 22/2/19 –  Santo Antônio – Caraguatatuba
22/2 a 1º/3/19 –  Santa Terezinha – Caraguatatuba
1°/3 a 8/3/19 –  Nossa Senhora da Visitação – Caraguatatuba
8/3 a 15/3/19 –  Nossa Senhora das Graças – Ubatuba
15/3 a 22/3/19  – Nossa Senhora das Dores – Ubatuba
22/3 a 29/3/19 –  Exaltação da Santa Cruz – Ubatuba
29/3 a 5/4/19  – Imaculada Conceição – Ubatuba
5/4 a 12/4/19 –  Nossa Senhora de Fátima – Ubatuba
12/4 a 19/4 –  Seminário Maior São José de Anchieta – Taubaté
19/4 a 30/4 –  CATEDRAL DIVINO ESPÍRITO SANTO – Caraguatatuba

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.