Litoral Norte Religião

Ilhabela e Ubatuba celebram Bom Jesus

Tamoios News

Na ilha, festa acontece na praia da Serraria; em Ubatuba, na Ilha Anchieta

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura em apoio à Paroquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, realiza neste sábado (4), na praia da Serraria, a Festa em Celebração ao Senhor Bom Jesus.

Serão realizadas as celebrações religiosa e social. “As comunidades tradicionais têm suas tradições e uma fé religiosa muito grande que a Administração trabalha com carinho para preserva-las”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Segundo a pesquisa do professor e diretor das escolas das comunidades tradicionais caiçaras, Adriano Leite, a festa é uma das mais antigas do arquipélago e mantém viva algumas características como o levantamento do mastro, a fogueira na praia, a ucharia, o leilão de pratos e bebidas e muita consertada – a bebida típica que não pode faltar nas festas caiçaras. “A imagem originalmente foi encontrada na Prainha da Riscada (próxima à praia da Serraria) e perdeu-se com o tempo, mas adquiri uma nova imagem e a doei à comunidade para que mantenha essa tradição tão linda e que faz parte da raiz da nossa cultura caiçara”, disse Leite.

O professor ainda conta que, uma das lendas acerca da origem da imagem do Senhor Bom Jesus em Ilhabela, remete a um navio que, saído de Portugal, seguia ao Brasil até ser abordado pelos holandeses. Com receio de ter seus objetos profanados, a tripulação lançou todos eles ao mar, inclusive a imagem de Bom Jesus.

Meses depois, um grupo de pescadores avistou algo estranho entre as ondas do mar, que foi por eles resgatado. Quando se aproximaram, perceberam que se tratava da imagem de Bom Jesus e foi levada para a Praia da Serraria pela família de José Leopoldino dos Santos, conhecido por todo o arquipélago como Juca da Serraria.

Como nas primeiras festividades, o oratório – até hoje –, é todo ornamentado com flores de papel crepom e as mulheres da companhia de Bom Jesus cantam a novena em latim. São seis as mulheres que se colocam de forma original na sala da reza, mães, filhas e cunhadas. Três delas, que ficam de frente para o oratório, são as que cantam a ladainha; outras três, respondem.

A Praia da Serraria fica na região leste do arquipélago, onde é possível chegar apenas de barco.

Ubatuba

Em Ubatuba, a 25ª Procissão de Bom Jesus, padroeiro da Ilha Anchieta, está sendo realizada pela Paróquia Nossa Senhora das Dores, em parceria com a Prefeitura e a associação “Filhos da Ilha”.

A saída da procissão marítima será às 9 horas no píer do Saco da Ribeira. Na ilha, haverá uma missa campal, celebrada pelo padre Marcelo Thurman, por volta das 10 horas e uma apresentação da Banda Lira Padre Anchieta, da Fundação Cultural.

A organização colocou duas escunas a disposição dos fiéis. Todos os 160 lugares foram ocupados. As pessoas interessadas em participar do evento podem ir até a Ilha Anchieta através das escunas que fazem passeios até a ilha. As embarcações vão sair às 9 horas com destino a Ilha Anchieta.

As pessoas que pretendem participar devem levar lanches, uma vez que, não  tem serviço de restaurante ou lanchonete na ilha. O retorno está previsto para às 14 horas.

A administração do parque estadual cobra R$ 15,00 por pessoa para entrar na Ilha Anchieta. Estudantes pagam R$ 7,50.

Estão isentos da cobrança moradores de Ubatuba, desde que apresentem um comprovante de residência no município; menores de 12 anos; maiores de 60 anos; professores da rede pública local; e, portadores de deficiência.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.