Litoral Norte Religião

Quaresma dos cristãos católicos reflete Fraternidade e Políticas Públicas em 2019

Tamoios News

A Igreja Católica inicia mais uma Quaresma na próxima quarta-feira de Cinzas (6/3), tempo em que os cristãos se recolhem, buscando mais reflexão, oração e penitência,  em preparação para a Páscoa. O período tem duração de 40 dias, numa alusão à passagem de Jesus pelo deserto antes de retornar à Jerusalém para viver sua Paixão, morte e Ressurreição. Todas as 19 Paróquias da Diocese têm programação para a data (vide calendário com horários abaixo).

Desde 1964 esse período é vivenciado pelos católicos junto com a Campanha da Fraternidade, que propõe anualmente um tema inspirado em uma realidade desafiadora da sociedade. Em 2019, a reflexão será sobre Fraternidade e Políticas Públicas – “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). A abertura oficial da Campanha da Fraternidade Diocesana está marcada para quinta-feira, 7 de março, às 19h30, com a Santa Missa na Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá, em Caraguatatuba, presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Carlos Chacorowski.

De acordo com o texto base da CF 2019, elaborado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a intenção é suscitar na sociedade a importância de ser partícipe na garantia da efetivação das “políticas públicas”, ou seja, ações e programas desenvolvidos pelo Estado, para garantir e colocar em prática direitos previstos na Constituição Federal e Leis correlatas (moradia, emprego, saúde, etc., para todos, sem distinção).

“Que fique bem claro que o tema não se trata de política partidária, mas da política que envolve a vida das pessoas enquanto cidadãs, enquanto contribuintes”, explica Cláudio Roberto Pihão, Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade, que ressalta também que a escolha do tema para reflexão das Campanhas é feita com dois anos de antecedência. “Para a Igreja, quando o povo participa, há uma outra dimensão, é interessante incentivar as pessoas a se engajarem neste tipo de discussão, apesar de estarmos num tempo em que não querem discutir, falar em política, é necessário abordar e falar na política que vem beneficiar a coletividade”, complementa. Na Diocese de Caraguatatuba estão sendo feitas diversas formações setorizadas nas quatro cidades litorâneas para formar multiplicadores do tema e trabalhar a sensibilização não apenas nos 40 dias da Quaresma, mas o ano inteiro.

O Padre Moisés do Nascimento, Assessor Diocesano da Campanha da Fraternidade e Pároco da Paróquia São José, na Topolândia, em São Sebastião, explica a importância do cristão católico vivenciar a Quaresma. “A observância da Quaresma, inspirada nos 40 dias de Jesus no deserto e todas suas reflexões, tentações pelas quais ele passou, nos mostra que o homem, mesmo na sua realidade humana, pode também alcançar a realidade divina quando nas suas escolhas, decisões, reflexões, se penitencia para chegar mais próximo de Deus. O que fica mais forte nesse período são os exercícios de conversão, que devem são oração, jejum e a esmola e devem ser realizados sempre no intuito de imitarmos a Deus no amor fraterno, na prática da esperança, na busca da mudança de vida. Esses exercícios atingem diretamente nosso relacionamento com Deus, pela oração, com a natureza criada, pelo jejum e com o próximo, pela esmola”, finaliza.

 

PROGRAMAÇÃO MISSAS DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS (6/3/19)

DIOCESE DE CARAGUATATUBA

 

CARAGUATATUBA

CATEDRAL DIVINO ESPÍRITO SANTO – INDAIÁ

19H30

 

SANTO ANTÔNIO – CENTRO

19h30 – Matriz

19h30 – São Francisco – Ponte Seca

 

SÃO JOÃO BATISTA – POIARES

19h30

 

NOSSA SENHORA DA GLÓRIA – TRAVESSÃO

19h30

 

SANTA TEREZINHA – MARTIN DE SÁ

18h – Nossa Senhora do Cenáculo – Casa Branca

19h30 – Matriz

 

NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO – MASSAGUAÇU

9h – Santa Cruz – Cocanha

10h30 – Cemitério Bela Vista – Jetuba

19h30 – Matriz

 

SÃO JOSÉ – MORRO DO ALGODÃO

10h – Santa Edwiges – Porto Novo

19h30 – Matriz

 

UBATUBA

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ – CENTRO

7h30 e 19h30 – Matriz

19h30 – São Francisco – Centro

19h30 – Santo Expedito – Estufa II

 

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS  – MARANDUBA

19h30

 

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – IPIRANGUINHA

19h30

 

NOSSA SENHORA DAS DORES – ITAGUÁ

19h30

 

IMACULADA CONCEIÇÃO – PEREQUÊ-AÇU

8h e 19h30

 

SÃO SEBASTIÃO

SÃO SEBASTIÃO – CENTRO

19h

 

NOSSA SENHORA DO AMPARO – BAIRRO SÃO FRANCISCO

19h – Matriz

19h30 – Santa Cruz – Pontal da Cruz

 

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – BOIÇUCANGA

20h – Matriz

20h – São Benedito – Maresias

 

SÃO JOSÉ – TOPOLÂNDIA

19h30

 

SANTA ROSA DE LIMA – JARAGUÁ

19h30

 

ILHABELA

NOSSA SENHORA D’AJUDA E BONSUCESSO – CENTRO

19h30

 

NOSSA SENHORA APARECIDA – BARRA VELHA

19h30 – Matriz

19h30 – São Benedito – Praia Grande

 

ABERTURA OFICIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

“Fraternidade e Políticas Públicas” –  “Serás libertado pelo direito e pela justiça”                                 (Is 1,27)

SANTA MISSA COM DOM JOSÉ CARLOS CHACOROWSKI  

BISPO DIOCESANO

7/3/19 – QUINTA-FEIRA ÀS 19H30 –

CATEDRAL DIVINO ESPÍRITO SANTO – INDAIÁ CARAGUATATUBA

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.