Réveillon

Confira onde terá queima de fogos e shows na virada do ano no Litoral Norte

Tamoios News

A noite da virada do ano promete ser inesquecível nas praias do Litoral Norte. As prefeituras investiram em fogos silenciosos, sem estampidos, em respeitos aos idosos, crianças, enfermos e animais. Haverá queima de fogos em 22 praias da região. Serão oito praias em São Sebastião; seis em Ilhabela; cinco em Caraguá; e, três em Ubatuba.  O show pirotécnico tem duração média de cerca de 12 minutos. Na maioria das cidades haverá shows com DJs e bandas. A recomendação é para que as pessoas evitem deixar lixo, garrafas e oferendas nas areias das praias. Quem puder, deve deixar o carro em casa e ir a pé até os locais dos fogos.  É proibido soltar fogos com estampidos nas cidades do Litoral Norte. Os pais devem manter vigilância sobre seus filhos pequenos. A queima de fogos é uma das maiores atrações das cidades da região na virada do ano. Confira a programação das quatro cidades:

Caraguatatuba

A tradicional queima de fogos poderá ser visto em cinco pontos de Caraguatatuba: nas orlas do Centro, Martim de Sá,  Massaguaçu, Porto Novo e Indaiá. Este ano a queima de fogos será sem rojões, conhecidos como fogos sem estampido, como ocorreu no ano passado.

A expectativa da Prefeitura é que cerca de 500 mil turistas passem a virada do ano na cidade.

Trânsito interrompido

A partir das 21h do dia da virada 2019/2020, o trânsito na Av. Dr. Arthur da Costa Filho (Av. da Praia) será totalmente interrompido no sentido Martim de Sá, na altura da Av. Guarulhos. Às 22h, haverá o fechamento da Avenida da Praia no sentido Centro, próximo à Av. Engenheiro João Fonseca.

Agentes de trânsito orientam motoristas e pedestres sobre as vias alternativas. Os horários de interrupção do tráfego estão sujeitos a alterações em razão do fluxo de veículos e pedestres.

São Sebastião

A grande festa em comemoração à virada do ano, preparada pela Prefeitura de São Sebastião, promete agitar as praias de Costa Sul à Norte do município.

No total, oito bairros receberão a tradicional queima de fogos de forma descentralizada e apresentações de DJs, das 22h do dia 31 de dezembro de 2019, até às 2h do dia 1° de janeiro de 2020, ocorrendo no Centro (Rua da Praia), Arrastão, São Francisco, Enseada, Barequeçaba, Maresias, Boiçucanga e Barra do Una. Na praia do Guaecá, também haverá show pirotécnico.

Na Rua da Praia, a festa ficará por conta dos DJs Riva deciBeis e Dj Andersomoura. No Arrastão, a celebração será comandada pelo DJ Fábio Overback. O DJ Léo Carvalho garantirá a animação no bairro São Francisco. Os DJs Xandy e Kiko comandam a festa do Réveillon na Enseada.

Já na badalada praia de Maresias, o DJ Faiah e o DJ Junnior Karioka assumem a responsabilidade de animar moradores e turistas. Quem colocará o público para dançar na praia de Boiçucanga será o DJ Billy. Em Barra do Una, o Dj Phill comandará as pick-ups; e em Barequeçaba, a animação ficará com os DJs Karuzzo e Teco Prado.

Em todos os pontos, a expectativa é de que as queimas de fogos tenham, em média, duração de 10 a 12 minutos. Proporcionando diversão com cuidado e segurança a todos sebastianenses e turistas, a Prefeitura considerou a inclusão àqueles sensíveis aos barulhos e estrondos, e também aos animais, realizando o tradicional show pirotécnico sem estampidos.

Ilhabela

A contagem regressiva para de 2020 já começou! Por isso a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo divulgou nesta quinta-feira (19), a programação do Réveillon 2.020.

O Réveillon acontecerá em seis praias da cidade com DJ a partir das 21h, duas apresentações musicais e queima de fogos. “A chegada de um novo ano é um momento de muita alegria, que renova as esperanças e os sonhos. Desejamos que todos os munícipes e turistas que escolheram Ilhabela para festejar esse momento, apreciem a programação especial que preparamos”, declarou a prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

Os festejos estão marcados para os seguintes locais: Praia do Sino, Vila, Perequê, Portinho, Praia Grande e Veloso. Cada local irá contar com DJ a partir das 21h, duas apresentações musicais e queima de fogos. “A fim de promover os artistas locais, e cumprindo com a lei municipal que prevê a apresentação de artistas locais na abertura de shows musicais nacionais e internacionais em Ilhabela, a noite da virada, contará com shows de 18 artistas da cidade”, explicou a secretária da pasta, Bianca Colepicolo.

Apresentação de artistas locais

A fim de promover os artistas locais, a lei 11.66/2016 determina que qualquer apresentação musical de fora, contratada por inexigibilidade, deve ser precedida de um artista local.

Além do espaço artístico, essa lei, que tem por objeto um chamamento, propicia que os artistas se organizem documentalmente, para que possam garantir contratos próprios por inexigibilidade e prestar serviços para o próprio município e outras cidades.

Para ser contratado por inexigibilidade a lei exige que seja apresentado três notas fiscais recentes que comprovem o cache médio do artista, releases, cartazes e fotos, além de todas as certidões fiscais.

A Prefeitura de Ilhabela, averiguou que algumas bandas já poderiam sair do chamamento e conquistaram o direito de tocar no mesmo molde dos artistas contratados de fora, para as festividades do Réveillon. “Cumpriu-se assim o fomento proposto. O trabalho continua para que cada vez mais artistas expandam suas carreiras e ganhem projeção” destacou a secretária Bianca Colepicolo.

Além do espaço artístico, essa lei, que tem por objeto um chamamento, propicia que os artistas se organizem documentalmente, para que possam garantir contratos próprios por inexigibilidade e prestar serviços para o próprio município e outras cidades.

Confira a programação:

Praia do Sino – Maria Carmem e os Invertebrados / George Moon / DJ Guilla

Vila – Kelly Cocco / Tom Cats / DJ Renato Rodrigues

Perequê – Mano Beethoven / Pronuncia no Olhar / DJ Kost

Portinho –Banda Captadores / Paulinha Herus / DJ Negrito

Praia Grande – WashRock / Marcelo Totó e Rockers / DJ Mr George

Veloso – Pedro Cruz / Banda Magnetto S.A /  DJ Julio Bittencurt

Em virtude das festas de fim de ano, a Prefeitura de Ilhabela, em cumprimento à Lei Municipal 1.204/17, informa que é proibida a utilização de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos com estampido na cidade.

A lei tem como objetivo preservar a fauna e a flora do arquipélago, que abriga o Parque Estadual, criado pelo Decreto Estadual nº. 9.414, de 20 de janeiro de 1977, dispondo de um rico ecossistema como a Mata Atlântica, a restinga e os manguezais com centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves, inclusive muitas delas em extinção.

O descumprimento da referida lei sujeitará os responsáveis às seguintes penalidades: I – multa de 100 UFESP´s, dobrada na reincidência à pessoa física; II – multa de 500 UFESP´s, quando se tratar de pessoa jurídica e III – interdição das atividades combinada com a multa prevista no inciso II quando o infrator for empresa responsável pela queima de fogos – valor atual do UFESP: R$ 26,53.

Denúncias podem ser realizadas pelo telefone (12) 3896-9200, ramais 9352, 9339 ou 9346. Toda colaboração é importante para a continuidade do trabalho da Prefeitura para a efetivação da lei.

 

Serviço: A lei, na íntegra, pode ser consultada no site oficial da Prefeitura de Ilhabela, no item Serviços, opção Leis Municipais – www.ilhabela.sp.gov.br.

Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba e a Companhia Municipal de Turismo (Comtur) promovem a festa da virada no Centro, Maranduba e Perequê-Açu e incluem dança, música com DJs, shows variados, gastronomia e queima de fogo silenciosos, sempre a partir das 21 horas. Confira:

Praia da Maranduba, no palco Trio Elétrico Tubarão

30 | Atração dançante com Homem-Aranha e Vinny DJ

31 | Grupo de Dança Bruno Olliver

  • Show com a dupla sertaneja Murillo Ferraz & Gabriel
  • Show pirotécnico com fogos silenciosos

Perequê-Açu, Terminal Turístico da Comtur

  • Barracas de alimentação e música com os DJs Juliano (Guará), no dia 30, e Vinny DJ no dia 31

31 de dezembro

Praça de Eventos, Centro

  • Show pirotécnico com fogos silenciosos

Festivais

Outros destaques da programação de fim de ano são o Festival Ubatuba Solidário e o Festival de Verão Ubatuba. O primeiro acontece na Praça de Eventos da avenida Iperoig, no Centro, e é organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubatuba (Apae), a Prefeitura de Ubatuba, a Fundart e a Comtur , trazendo uma programação variada que começa sempre a partir das 17h30 e inclui atividades artísticas e culturais e shows musicais ao vivo todos os dias. A entrada é livre e gratuita e toda a arrecadação será destinada à Apae. Confira a programação completa em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/festival-ubatuba-solidario/

Na Praia Grande, acontece o Festival de Verão Ubatuba até o dia 2 de janeiro, das 10h às 22h, uma realização da Associação Ubatuba Sat. O evento terá atrações diversificadas para todos os gostos e idade como vôlei de praia, tênis de praia, futvôlei, slack line, futebol de sabão, cama elástica, mini tobogã, campeonato de surf, aulas de fit dance, zumba, alongamento, bandas, DJ, oficinas culturais e educacionais, gincanas de conscientização ambiental e consumo consciente e food park, com estacionamento, segurança e espaço sustentável. Todas as brincadeiras são gratuitas.