Cidades São Sebastião

Sabesp realiza testes com fumaça na Vila do Sahy para identificar ligações irregulares no esgoto da região

Tamoios News
Imagem/Sabesp

A Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, fará testes e inspeções com fumaça nos poços de visita (bueiro) da Vila do Sahy, em São Sebastião, a partir desta sexta-feira (7/2). Os testes com fumaça complementam os que já vinham sendo realizados com corante, ambos com o objetivo de identificar ligações de despejo de água pluvial nos sistemas operados pela Sabesp, o que sobrecarrega os sistemas operados pela empresa.

As chuvas fortes podem levar água pluvial à rede de esgoto, o que pode provocar vazamentos nas ruas, especialmente na região do litoral de São Paulo, uma área com baixa cobertura de rede de drenagem. Os riscos de a água da chuva ser direcionada para as redes é explicado à população, a fim de evitar novos casos. A região da Vila do Sahy tem cerca de mil imóveis”, explica Josenilton Andrade, gerente da divisão de manutenção de São Sebastião.

O teste de fumaça consiste na liberação de uma fumaça inofensiva à saúde, inserida nos poços de visita (bueiros). A fumaça poderá aparecer em pontos como ralos, calhas, tanques e caixas de inspeção, e pode apontar possíveis problemas nas instalações, como a ligação indevida do sistema de águas pluviais de um imóvel à rede de esgoto.

Além do teste de fumaça, os técnicos iniciaram no dia 15 de janeiro a aplicação de um corante inofensivo à saúde, que complementa o diagnóstico e ajuda a identificar possíveis falhas nas tubulações de esgoto das residências. O corante é despejado diretamente no vaso sanitário, pias e caixas de inspeção, possibilitando o rastreamento da água colorida pelas redes de esgoto. Esse tipo de teste não oferece nenhum tipo de risco à saúde dos moradores.

Os testes serão conduzidos por técnicos especializados da Sabesp, que realizarão vistorias em garagens, quintais e ao longo das ruas, procurando sinais de fumaça. Caso os moradores percebam a presença de fumaça em suas residências, devem avisar um dos técnicos que estarão acompanhando a ação.

Fonte: Sabesp