Saúde e Bem Estar

Campanha Novembro Azul da Santa Casa oferece exames a R$10

Tamoios News

Ação de conscientização alerta sobre a prevenção e detecção de doenças masculinas, com destaque para o câncer de próstata
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, principalmente à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), através de um estudo realizado ano passado, 51% dos homens no país nunca consultaram um urologista e, o câncer de próstata é a doença mais prevalente entre os homens, com estimativa 7,8 casos novos a cada hora. 

Como a doença não tem prevenção, é essencial o seu diagnóstico precoce e o tratamento para a cura. Atualmente é possível até a não retirada do tumor quando o caso é identificado em seu princípio, então é necessário apenas acompanhar sua evolução, que é a vigilância ativa.

Conforme os índices 90% dos casos (nove a cada 10) casos têm chances de cura, desde que, diagnosticada precocemente, reforçando o combate e prevenção precoce. Por isso, a Santa Casa promove nos dias 26 e 27 de novembro, das 08h00 ao meio dia, exames de PSA (Prostate Specific Antigen, em inglês; ou APE, de Antígeno Prostático Específico, em português) por um custo mínimo de R$ 10,00 a título de facilitar a todos a oportunidade de
realização do exame.

O mês de novembro também é marcado pelo Dia Internacional do Homem, no dia 19 de novembro, comemoração que teve início em 1999 em uma iniciativa do Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

Identificadores de risco:
Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
Histórico familiar
Raça (maior incidência entre os negros)
Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas,
verduras, legumes e grãos
Sedentarismo
Obesidade

Sintomas (só aparecem nos casos avançados):
Vontade de urinar com urgência
Dificuldade para urinar
Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro
Dor óssea
Queda do estado geral
Insuficiência renal
Dores fortes no corpo

Para participar da Campanha na Santa Casa Ubatuba, basta comparecer no balcão de informações para agendamento no mês de novembro, portando documento de identificação como RG ou carteira de motorista.
Nos dias 26 e 27 de novembro, a entrada para o exame será na portaria da Rua Tomás Galhardo, número 110. Para o exame deve haver jejum completo de 8 horas. O exame ficará pronto em três dias.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMU

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.