Caraguatatuba Saúde e Bem Estar

Caraguá: Prefeitura promove ações de conscientização sobre o Autismo

Tamoios News

Nesta terça-feira (02), é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com objetivo de derrubar preconceitos e sensibilizar a todos sobre esse transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo.

Com o tema “O uso das tecnologias e a participação em sociedade”, a Prefeitura de Caraguatatuba realizará diversas ações a fim de sensibilizar a população sobre a data e reforçar a importância da inclusão.

O tema diz respeito ao uso de tecnologias para auxiliar o cotidiano das pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) minimizando as barreiras e favorecendo a participação social e educacional.

No dia 02/04, a Secretaria de Educação promoverá, às 18h30, roda de conversa sobre o tema com profissionais da Educação Inclusiva, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Saúde e Associação Acalento. Público Alvo: Pessoas com TEA (adultos), pais, familiares e profissionais interessados. A Secretaria está localizada na Avenida Rio de Janeiro, 860 – Indaiá.

Ainda na terça-feira, às 15h, a creche Santo Antônio, no bairro Tinga, promoverá uma passeata em alusão ao tema. O ponto de encontro será na Rua Elvira Perpétua de Santana, 75. Participarão os alunos da creche e os alunos da escola estadual Dr. Eduardo Correa da Costa.

Na quinta-feira (04/04), às 10h, haverá palestra sobre aspectos gerais do autismo, ministrada pela coordenadora da Educação Inclusiva, Juliane Ribeiro. O encontro será na sala de cinema do Ciapi, voltado aos usuários do serviço e interessados no tema. Endereço: Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira.

No sábado (06/04), às 15h, haverá a 3ª Caminhada de Conscientização do Autismo, promovida pelo grupo de mães de autistas de Caraguatatuba (GMAC). A concentração será próxima à ponte do rio Santo Antônio, com término na Praça da Cultura, no Centro, onde haverá diversas atividades. O evento é aberto ao público.

Nos dias 3, 4 e 5 serão promovidos cinedebates, com apresentação de um documentário buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de pessoas com autismo. Confira locais e horários das sessões na programação completa.

Em Caraguatatuba, existe uma Lei Municipal nº 2454/18, que institui o Dia Municipal do Autismo, de autoria do vereador Evandro do Nascimento (Vandinho).

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja de linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. A incidência em meninos é maior, sendo a proporção de um menino para cada quatro meninas.

Confira a programação completa:

02/04/2019 – terça-feira (#vistaazul)

Roda de Conversa: O uso das tecnologias e a participação em sociedade: os pais como co-terapeutas.

Local: Secretaria Municipal de Educação (Av. Rio de Janeiro, 860 – Indaiá)

Horário: 18h30 às 20h30

Mediadores: Profissionais da Educação Inclusiva, Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Secretaria de Saúde e Associação Acalento.

Público Alvo: Pessoas com Autismo (adultos), Pais, Familiares e Profissionais Interessados.

15h – Passeata creche Santo Antônio – Ponto de encontro: Rua Elvira Perpétua de Santana, 75 – Tinga

03/04/2019 – quarta-feira (#vistaazul)

Cine Debate: Documentário – busca observar o universo de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA), ao acompanhar em seu dia a dia crianças brasileiras de diversas regiões, classes sociais e graus de comprometimento, buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de pessoas com TEA.

Cinebus (20 lugares disponíveis) – Local: APAE (Avenida Bahia, 633 – Indaiá)

Horários: 9h e 14h30 (duas sessões)

Mediadores: Profissional da APAE

04/04/2019 – quinta-feira (#vistaazul)

Cine Debate: Documentário – busca observar o universo de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA), ao acompanhar em seu dia a dia crianças brasileiras de diversas regiões, classes sociais e graus de comprometimento, buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de pessoas com TEA.

Cinebus (20 lugares disponíveis) – Local: CEM/CEO – Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Av. Maranhão, 421 – Jardim Primavera)

Horários: 9h e 14h (duas sessões)

Mediadores: Psicóloga Michele Aparecida de Castro Cardoso

04/04/2019 – quinta-feira (#vistaazul)

Palestra: Autismo – Aspectos gerais: Juliane de Almeida Ribeiro (coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva)

Local: CIAPI – sala de cinema (R. Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira / próximo ao terminal rodoviário)

Horário: 10h

Público Alvo: Usuários do serviço e interessados no tema

05/04/2019 – sexta-feira (#vistaazul)

Cine Debate: Documentário – busca observar o universo de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA), ao acompanhar em seu dia a dia crianças brasileiras de diversas regiões, classes sociais e graus de comprometimento, buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de pessoas com TEA.

Cinebus (20 lugares disponíveis) Local: Acalento (Av. Geraldo Nogueira da Silva, 9.152 – Porto Novo)

Horário: 9h

Mediador: Profissional técnico da Associação

Local: Praça Juscelino Kubitschek (“praça da Honda”)

Horário: 14h

Mediadores: Profissional técnico da Sepedi

06/04/2019 – (#vistaazul)

3ª Caminhada de Conscientização do Autismo – Apoio ao Grupo de Mães de Autistas de Caraguatatuba (GMAC)

Local: (Saída) próximo à ponte do Rio Santo Antônio

(Chegada) Praça da Cultura com atividades no local

Horário: 15h – Aberto ao público

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.