Caraguatatuba Saúde e Bem Estar

Caraguá terá mutirão de mamografia neste sábado(27)

Tamoios News

Como parte da programação da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (27/10), Mutirão de Mamografia no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). A campanha é destinada à mulheres acima de 40 anos, que tenham feito o exame há mais de um ano.

Durante a ação, pacientes dentro desta faixa etária, interessadas em realizar o exame, devem ir diretamente à recepção do CEM/CEO para a retirada das senhas no balcão de entrada em dois horários. Às 7h, no período da manhã, serão disponibilizadas 50 senhas. No período da tarde, às 12h30, serão entregues outras 50 senhas.

Serão distribuídas 50 senhas para as primeiras 50 pacientes que chegarem ao CEM/CEO em cada período. Para as demais, será feito o agendamento para a realização do exame durante a semana.

Prevenção

Em 2017, Caraguatatuba realizou 4.711 mamografias em mulheres acima de 40 anos. Até esta quinta-feira (25), foram feitas 4.040 mamografias em 2018. Como apoio aos pacientes com câncer, a cidade conta com o Setor de Oncologia, da Secretaria de Saúde, que atende a 42 mulheres vítimas do câncer de mama neste momento. Além disso, o setor conta com 14 mulheres em tratamento de câncer de colo de útero.

No Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final de 2018, o país terá 600 mil novos casos de câncer; sendo que, destes, 59.700 casos novos serão de câncer de mama.

De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, a detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. Embora o autoexame seja importante, ele não ajuda no diagnóstico precoce da doença.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.