Saúde e Bem Estar

CCZ de São Sebastião implanta microchip em cães e gatos

Tamoios News
Foto: Halsey Madeira/PMSS

Identificação facilita o resgate dos animais em caso de fuga ou roubo

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Sebastião realiza a partir do próximo dia 12 (segunda-feira), a implantação gratuita de microchip em cães e gatos. A ação prosseguirá até o dia 16 de dezembro no Centro Comunitário da Topolândia, na região central da cidade.

De acordo com a veterinária responsável, Wânia de Araújo Moreira, o microchip é um método de identificação seguro,  inviolável e permanente que garante a identificação do pet.

Segundo afirmou, o aparelho facilita o resgate do bichinho em caso de roubo ou fuga e proporciona ao veterinário maior facilidade de acesso às informações do pet como vacinas e castração. “O procedimento para implantar o microchip é bem simples, igual a aplicação de uma injeção comum, não sendo necessário anestesiar o animal”, observou.

A veterinária enfatizou que a colocação do microchip auxiliará, ainda, no controle populacional dentro do município, uma vez que, por enquanto, serão beneficiados com o  chip apenas os animais castrados. Os pets não castrados serão identificados em uma outra fase ou podem ser microchipados por profissionais particulares.

No ano passado, o CCZ castrou e microchipou 1.100 animais. “Este ano, porém, só faremos a microchipagem e, somente em animais já castrados”, frisou a veterinária. “Logicamente que, o animal microchipado em 2015, não precisa ser microchipado outra vez”, observou.

Como parte do encerramento da atividade do CCZ, ocorrerá às 10h de sábado (17), o 3º Festival de Yoga, aberto a toda comunidade.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.