Saúde e Bem Estar

Ilhabela realiza campanha “10 Minutos”contra o Aedes aegypti

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Com uma verificação semanal de dez minutos é possível combater o mosquito

Ele é o principal transmissor de três doenças sérias que afetam toda a população: Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. E a melhor maneira de evitá-las é eliminar os focos do mosquito “Aedes aegypti”.

Por isso, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a campanha “10 minutos contra Dengue”. O objetivo é checar semanalmente os terrenos e possíveis criadouros. Com apenas 10 minutos semanais você pode afastar o perigo.

A Prefeitura lançará um folheto com as principais medidas, como tampar caixas d’água, não deixar pneus expostos, colocar areia em vasos de plantas, entre outras. Além da campanha, a Prefeitura de Ilhabela promove mutirões de limpeza contra a Dengue em diversos pontos do arquipélago.

A equipe do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue (Piacd) visita ruas e casas durante a ação, que também conta com a participação de agentes comunitários de saúde, funcionários da Secretaria de Serviços Municipais e voluntários. O objetivo é retirar todos os objetos com potencial para virar criadouro do mosquito “Aedes aegypti”.

A orientação da Secretaria de Saúde é que as pessoas não esperem as ações específicas nos bairros para recolher todos os possíveis criadouros (garrafas plásticas, pneus, latas, entre outros). O material deve ser acondicionado em sacos plásticos e colocado em lugar de fácil acesso ao caminhão da coleta.

Dicas

Não deixe água parada em pneus, baldes e latas; não deixe acumular sujeira na calha; vire garrafas vazias de cabeça para baixo; coloque areia ou água sanitária nos pratos das plantas; limpe a caixa d’água com água sanitária duas vezes por ano e tampe corretamente; não acumule entulho; feche bem os sacos de lixo; quando for viajar, tampe ralos e vasos sanitários. 

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.