Saúde e Bem Estar

Mesmo com demanda zerada, Ilhabela continua com carreta que oferece exames de mamografia gratuitos até sábado

Tamoios News
Mateus Pestana/PMI
Mateus Pestana/PMI

Carreta está na Barra Velha, em ilhabela

A referência do município para realização do exame é o AME de Caraguatatuba; sem demanda reprimida, 1.350 mulheres de Ilhabela foram agendadas para exames na carreta do programa “Mulheres de Peito”

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

Com o objetivo de detectar precocemente o câncer de mama, a carreta do programa “Mulheres de Peito”, do Governo do Estado, permanece em Ilhabela até o próximo sábado (11), no Hospital Mario Covas, na Barra Velha, para exames gratuitos de mamografia. 

A prefeitura agendou, por meio das unidades básicas de saúde, 1.350 exames para mulheres acima de 35 anos. A referência do município para este tipo de exame, que está com demanda zerada, é o AME de Caraguatatuba (Ambulatório Médico de Especialidades).

De acordo com a Prefeitura de Ilhabela, somente nos primeiros 13 dias de campanha foram realizados mais de 600 atendimentos. No interior da carreta há uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Se a paciente que teve o exame agendado não comparecer no dia e horário marcado perderá a oportunidade de fazer a mamografia na carreta e, desta forma, terá seu reencaminhamento para o AME, em Caraguá. 

Quando diagnosticado no início, a chance de cura nos casos de câncer de mama chega a 95%. A carreta do programa, viabilizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ilhabela, tem a proposta de estimular as mulheres à prevenção.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.