Litoral Norte Saúde

Estado informa que não há evidência de nenhuma anormalidade no cenário epidemiológico da meningite

Tamoios News

O Centro de Vigilância Epidemiológica informa que levando em consideração todas as etiologias da doença (bacteriana, viral e outras não especificadas) foram contabilizados 6,3 mil casos e 509 óbitos por meningite em 2017.

Em 2018, até setembro, foram registrados 4,7 mil casos e 294 óbitos. Não há evidência de nenhuma anormalidade no cenário epidemiológico da doença, neste momento.

Em caso de surtos localizados, sempre que necessário, as vigilâncias epidemiológicas são acionadas para agir imediatamente na investigação dos casos e providenciar a vacinação de grupos específicos com o objetivo de conter efetivamente a transmissão.

Segundo diretriz do SUS (Sistema Único de Saúde) definida pelo Ministério da Saúde, o trabalho de investigação de casos de meningite se dá de forma descentralizada, por meio das secretarias municipais de Saúde, com apoio do Estado sempre que necessário.

São Sebastião

Segundo informou a Prefeitura de São Sebastião, nesta sexta(23), neste momento, existem três casos suspeitos de meningite, sob investigação, aguardando laudo do Instituto Adolfo Lutz, sendo duas mulheres e uma criança. Uma das mulheres tem 42 anos e é moradora da Costa Sul; outra, de 66 anos, moradora de São Paulo; a criança, de 9 meses, reside na região Central de São Sebastião.

A Prefeitura informa ainda que em relação ao óbito da criança de 3 anos, em Cambury, suspeito para a meningite bacteriana, o laudo do Instituto Adolfo Lutz apontou como negativo para a doença.

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, ressalta que não há motivos para pânico, pois não existe ocorrência de qualquer surto da doença.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.