Litoral Norte Saúde

Litoral Norte não registrou nenhum caso de Febre Maculosa

Tamoios News

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informa que houve no Estado de São Paulo, em 2017, 65 casos e 32 óbitos por febre maculosa.

Já em 2018, até o momento, foram notificados pelos municípios paulistas 44 casos e 21 óbitos. Especificamente na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, foram 6 casos de febre maculosa, dos quais 5 evoluíram para óbito, todos eles, registrados em são José dos Campos.

Em Ubatuba, foram quatro casos suspeitos, mas descartados após resultados dos exames. Segundo o CVE não há qualquer anormalidade epidemiológica em relação a esta doença no Estado.

A doença, também chamada de Tifo exantemático é transmitida pelo carrapato-estrela. Este carrapato pode ser encontrado em cavalos, bois e capivaras e em animais domésticos, entre eles, cães, roedores e aves. O carrapato transmite a doença em contato com a pele humana.

Febre Maculosa

Doença infecciosa com uma erupção característica, muitas vezes transmitida pela picada de um carrapato.

Casos por ano: menos de 15 mil (Brasil)

O tratamento é feito com auxílio médico

Requer um diagnóstico médico

Frequentemente requer exames laboratoriais ou de imagem

Propaga-se por animais ou insetos

Curto prazo: resolve-se em dias ou semanas

A febre maculosa é uma doença possivelmente fatal que costuma ser causada pela picada de um carrapato infectado com bactérias da família Rickettsia.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato.

Como é a propagação: Por picadas ou ferroadas de animais ou insetos.

Doença grave: consulte um médico para receber orientação

FonteHospital Israelita A. Einstein

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.