Litoral Norte Saúde

Pediatra explica que Meningite pode ser fatal para crianças menores de dois anos

Tamoios News

O Litoral Norte já registrou casos de meningite em Ilhabela e tem duas mortes por suspeitas da doença de moradores de Caraguá.  O Tamoios News ouviu o pediatra Fernando Bizarria para saber dele o que é a meningite e porque é tão perigosa para as crianças menores de dois anos.

Uma das doenças que aparecem todos os anos é a meningite, uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro e ela pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus.

O Dr. Fernando Bizarria, médico pediatra, explica os sintomas e por que é mais comum em crianças.  “Essa doença pode atingir pessoas de todas as idades, mas os idosos e as crianças são os que mais correm riscos, especialmente menores de dois anos, pois o sistema imunológico do bebê ainda não é completamente maduro,” disse.

A meningite pode provocar lesões, motoras, auditivas e mentais. “No momento que se inicia a inflamação da meninge pode ocorrer uma alteração auditiva de degeneração no paciente. O mesmo sai bem do hospital, mas pode apresentar perdas de audição ou mesmo a surdez nos próximos seis meses. A meningite pneumocócica, um dos tipos da doença, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae – costuma deixar sequelas tardias.”, explica o médico pediatra

“A meningite viral é mais leve e transitória, o problema costuma se resolver em no máximo duas semanas. Já a bacteriana é mais grave, geralmente necessita de internação, pois há risco de comprometimento do cérebro. Dependendo da situação, a taxa de mortalidade entre 10% e 20%”, explica Bizarria. “Parentes que convivem com o paciente com meningite podem ser orientados pelo médico a tomar medicamentos como forma de prevenção”, completou.

Para prevenir a meningite é necessário evitar aglomerações, manter os ambientes mais ventilados possível e ter atenção com a higiene, principalmente durante o inverno, pois a transmissão é por via respiratória (tosse e espirros). A bactéria pneumococo, por exemplo, se aloja entre o nariz e a garganta.

“Temos os vírus no organismo que ficam em estado de latência (repouso) e convivemos com bactérias o tempo todo”, alerta Fernando. Após o contágio, o período de incubação (até a manifestação dos primeiros sintomas da doença) é curto, de dois a quatro dias.

Outra maneira de prevenir a meningite é por meio da vacinação, elas estão disponíveis vacinas para crianças de 2 a 24 meses, e agem organismo contra meningite bacteriana, pneumonia bacterêmica e otite média aguda, ambas causadas pela bactéria pneumococo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.