Saúde Verão

SAMU reforça equipes para agilizar atendimento na temporada

Tamoios News

O SAMU(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Litoral Norte foi reforçado para a temporada de verão. São Sebastião conta desde a última quinta(20) com cinco unidades básicas e uma avançada; Caraguá com três unidades básicas e uma avançada:  Ubatuba com três unidades básicas e uma avançada: e, Ilhabela, com duas unidades básicas.

Segundo a coordenadora do Samu do Litoral Norte, Mara Abreu, entre os dias 20 de dezembro e 15 de janeiro a unidade tem uma aumento de 30% nos atendimentos. Em média, o Samu faz 4.800 atendimento por mês, fora do período da temporada. Na temporada, o número de atendimento passa de 15o para 300 atendimento diários.

A coordenadora informou ainda que na temporada, os principais atendimentos efetuados pelo Samu são: Afogamento, queimadura por água viva, intoxicação alimentar e insolação. Os casos de traumas ocorridos em acidentes de trânsito, envolvendo carros e  motos,  diminuem sensivelmente na temporada, por causa da lentidão do trânsito em toda a região.

Na temporada serão 13 viaturas básicas e três avançadas prestando atendimento em toda a região. As solicitações são maiores no SAMU, entre o final da tarde e o inicio da madrugada.

O atendimento é feito pelo 192 em toda a região. Apenas no Bonete, em Ilhabela, é permitido o atendimento por whatsapp, uma vez que lá não funciona serviço de telefonia.

O Samu conta com o apoio dos Bombeiros, da Polícia Militar (PM), Defesa Civil, e do helicóptero Águia da Policia Militar.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.