São Sebastião Saúde

Secretaria de Saúde recebe notificação de probabilidade de infecção para febre amarela

Tamoios News
Fotos: Divulgação/Arquivo

 

O Departamento de Vigilância Epidemiológica, setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde, recebeu uma notificação da Divisão de Zoonoses Estadual para alertar a probabilidade do bairro de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, como um ‘Local de Provável Infecção’ para a febre amarela.

A notificação se deu pelo fato de a Secretaria de Estado da Saúde ter confirmado a morte de um macaco da raça Sagui – que era criado por uma família da capital como animal de estimação – após ter passado alguns dias entre os meses de dezembro de 2017 e janeiro deste ano, em um condomínio de luxo localizado em Juquehy, Costa Sul da cidade.

“A informação que chegou até nós é de que a família veio passar as festas de final de ano na cidade e neste período o macaco adoeceu vindo a falecer após retornar à capital”, explicou a Diretora da Vigilância em Saúde, Fernanda Carolina Paluri.

Com o óbito do primata a Vigilância Epidemiológica de São Paulo iniciou os procedimentos necessários para a investigação do caso, tendo o Laudo Positivo para Febre Amarela do Instituto Adolfo Lutz.
Diante disso, na última quinta-feira (22) equipes da Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado, da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) e da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião estiveram em campo na região onde o animal ficou hospedado, em Juquehy, com o intuito de fazer um reconhecimento da área e observando o contato do local com a mata, coletando informações de moradores e fazendo a pesquisa entomológica – que verifica ou não a presença dos mosquitos transmissores da Febre Amarela. Após todas estas análises, o Centro de Vigilância Epidemiológico Estadual apontou a área de Juquehy como sendo Local de Provável Infecção (LPI).

“A chegada do vírus da Febre Amarela no Litoral Norte já era prevista por estudos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde quando eles apontavam que a Serra do Mar serviria de rota de chegada do vírus provocando, com isso, o inicio da Campanha de Vacinação em massa da população”, lembrou Fernanda.

Ainda de acordo com a diretora, todos os macacos (selvagens) encontrados mortos em São Sebastião tiveram resultado negativo para Febre Amarela. “Sabemos da expansão do vírus em todo o Estado, mas, lembramos que neste período todo foram encontrados 3 animais mortos em toda a cidade e, em todos eles, as mortes não foram ocasionadas pela Febre Amarela”, reforçou.

Medidas – Diante do fato, a Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião já tomou as medidas necessárias ao controle da doença, e especificamente em Juquehy, houve o bloqueio vacinal casa a casa em todo o bairro. A cobertura vacinal em São Sebastião esta atualmente em 57% (meta vacinal de 95 % da população a ser vacinada que é de 58.288).

“Nesta semana fizemos o bloqueio vacinal, mas, mesmo assim, reforçamos a importância para que todas as pessoas que ainda não se vacinaram procurarem uma Unidade de Saúde da Família de seu bairro”, completou.

As salas de imunização nas Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta das 8h as 16h, e no caso das Unidades Básicas da Enseada, Topolandia a vacinação ocorre com horário entendido das 18h as 21h. Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identidade com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças).

A vacina esta disponível para pessoas a partir dos 09 meses de idade e as contraindicações são para as mulheres grávidas, mães que amamentam crianças ate seis meses de idade, pessoas que fazem o uso de medicações imunossupressoras, portadores e doenças autoimunes e câncer e alergia grave ao ovo de galinha.

Importante ressaltar que as equipes presentes nas Unidades de Saúde do Município, foram capacitadas para fazer a avaliação e indicar ou contraindicar a vacina.

Macacos – Nesse último fim de semana, um macaco também foi encontrado morto em mata de Ubatuba. A Vigilância em Saúde local já enviou material para análise, mas suspeita é de febre amarela.

Vale ressaltar que a falta de informação e ignorância também tem levado perseguição a macacos.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.