Saúde Ubatuba

Ubatuba realiza segunda fase da campanha de busca ativa de casos de tuberculose

Tamoios News

Atividade é parte do calendário de rotinas do Ministério da Saúde

Entre os dias 7 e 19 de novembro, as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ubatuba realizam a segunda fase da campanha de busca ativa de casos de tuberculose. Quem esteja apresentando tosse há mais de 15 dias, com ou sem catarro, deve buscar o serviço de saúde mais próximo de sua casa para realizar a coleta do material para realização de exame.

A tuberculose é uma doença transmitida pelo bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões e todo o sistema respiratório e pode acometer também ossos, rins e outros órgãos. Além da tosse, outros sintomas comuns são febre e falta de apetite.

Durante a campanha, os agentes de saúde visitam estabelecimentos como asilos, clínicas de repouso ou de recuperação para identificar se há pessoas com os sintomas. Já os pacientes que buscam as unidades de saúde e os pronto-atendimentos (Maranduba, Ipiranguinha e Santa Casa) também são perguntados sobre se apresentam os sintomas.

Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica pelo telefone: (12) 3832-1548.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.