Litoral Norte Saúde

Ubatuba registra o primeiro caso de febre maculosa no Litoral Norte

Tamoios News

Vigilância em Saúde de Ubatuba alerta moradores para cuidados a tomar com carrapatos e escorpiões. Município registrou um caso de febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato estrela, e dois acidentes com escorpião

A Vigilância em Saúde de Ubatuba recebeu na semana passada, a confirmação de um caso de febre maculosa no município. Nas demais cidades da região não teria sido constatado nenhum caso da doença até o momento.

Trata-se de um homem, de 34 anos, morador do bairro Sumidouro, que apresentou sintomas da doença em março deste ano, foi tratado e encontra-se bem e trabalhando normalmente.

Até o momento, não foi possível definir o local provável de infecção (LPI) uma vez que o paciente trabalha em regiões onde é mais fácil o contato com a bactéria causadora da doença, Rickettsia rickettsii, transmitida pelo carrapato estrela (gênero  Amblyomma).

A febre maculosa é uma doença infecciosa febril. Alguns sintomas são o aparecimento de febre súbita, associada à dor de cabeça, dor nos músculos e articulações, dor abdominal, náuseas e vômitos e perda da força física e do apetite.

Se não tratada rapidamente, ela pode evoluir para o óbito entre o 5º e o 15º dia do aparecimento dos sintomas. Não há vacina contra a doença, mas existe tratamento com orientação médica.

Em caso de contato com carrapatos e aparecimento de sintomas da doença nos dias seguintes, a Vigilância orienta o paciente a buscar o serviço de saúde o mais rápido possível.

O carrapato estrela é mais frequente em áreas onde há capivaras e equinos (como cavalos, mulas e jegues), mas também ocorre em cães.

As medidas de prevenção incluem:

– evitar andar em áreas com a presença do parasita ou de capivaras como áreas de florestas e próximas a rios ou terrenos baldios com vegetação alta

– buscar o serviço de Vigilância em Saúde para receber orientações sobre como tratar animais domésticos infectados pelo carrapato

– ao retornar de áreas de mata ou com vegetação densa, vistoriar roupas e o corpo cuidadosamente para verificar a presença de carrapatos e efetuar sua remoção sem espremê-los ou esmaga-los.

A Vigilância em Saúde está providenciando a confecção de placas, além de preparar uma ação casa a casa para orientar a população sobre esses cuidados, especialmente em bairros que são também habitat natural de capivaras.

Cuidados com escorpiões

Outro alerta feito pela Vigilância em Saúde é em relação aos escorpiões, que vêm se multiplicando em diferentes bairros de Ubatuba. Já foram registradas populações desse animal – que é peçonhento, ou seja, inocula veneno ao picar – na Estufa I, Lagoinha e Ipiranguinha, além do Silop. Em 2017, Ubatuba teve quatro acidentes com escorpião e, em 2018, dois casos. Não houve óbitos.

A Vigilância recomenda procurar imediatamente a Santa Casa de Ubatuba em caso de acidentes com escorpiões. Para evita-los, alguns cuidados são importantes como:

– Examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-los
– Manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato direto com o chão
– Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões

– Manter cama, sofás e berços afastados da parede.

E para evitar a presença e proliferação de escorpiões, é necessário:
– Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso
– Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa
– Vedar frestas nos muros, paredes e pisos
– Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia
– Não acumular entulho ou materiais de construção
– Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos
– Manter o ambiente limpo e organizado, acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.