Caraguatatuba Segurança Pública

Caraguá já conta com câmeras para reconhecimento facial e de veículos roubados

Tamoios News

Caraguatatuba já conta com câmeras de reconhecimento facial e de veículos roubados. O projeto é pioneiro na região. A prefeitura pretende instalar mais 1,8 mil câmeras no município.

A informação de que já está em operação as câmeras com monitoramento facial foi dada na noite de ontem, pela concessionária durante o evento “Iluminando o futuro das cidades”, realizado no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba.

Na oportunidade, foram apresentados os resultados da PPP (Parceria Público-Privada) assinada entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Concessionária Caraguá Luz, além do projeto piloto de safe city com câmeras instaladas nos postes de iluminação da cidade para monitoramento facial e de veículos produtos de roubo.

Estiveram presentes o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o presidente da Conasa, Mário Vieira Marcondes Neto, o diretor da Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, Edson José Lopes das Neves, o diretor da Caraguá Luz, Pedro Iacovino, e o vice-prefeito de Caraguatatuba, Campos Junior.

Aguilar Júnior fala sobre o monitoramento durante evento no Teatro Mário Covas

Pelo projeto safe city, a Concessionária Caraguá Luz instalou dez câmeras de monitoramento de alta resolução e sem custo para a Prefeitura de Caraguatatuba. O objetivo é auxiliar o município em questões de segurança pública, trânsito, monitoramento de veículos, reconhecimento facial e dados analíticos.

As câmeras são para identificação de pessoas através de biometria e identificação de veículos atrás da leitura da placa do carro. Terão zoom de aproximação de até 400 metros em tempo real.

O presidente da Conasa, Mário Vieira Marcondes Neto, disse que a cidade de Caraguatatuba muda de patamar aplicando novas tecnologias. “Isso é vanguarda. Cada vez mais teremos serviços essenciais agregados com essas plataformas”, destaca.

Para o diretor da Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, Edson José Lopes das Neves, “é muito bom ver cidades como Caraguatatuba se preparando para o futuro. É a pioneira em iluminação em LED e será a pioneira em segurança com tecnologia japonesa”.

Prefeitura

Já está em fase de publicação de edital de licitação a aquisição de mais de 1,8 mil câmeras de monitoramento na cidade.

Serão instaladas câmeras em logradouros públicos em locais com maior índice de criminalidade, segundo dados repassados pelas Polícias Militar e Civil. Além disso, outras serão implantadas em 113 prédios públicos, incluindo escolas, Unidades de Saúde, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), entre outros. O objetivo é evitar casos de furtos e aumentar a segurança no entorno das unidades escolares.

A Prefeitura trabalha também na criação do COI (Centro de Operações Integradas), que vai gerenciar o monitoramento de toda a cidade e repassar informações em tempo real às autoridades policiais.

Já o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou ser adepto do conceito de smart city. “Aplicativos, plataformas, câmeras inteligentes, iluminação em LED, reconhecimento facial são importantes instrumentos que ajudam no dia a dia de uma cidade e estamos implantando essas ferramentas”.

PPP Iluminação Pública

Ainda no evento, foram apresentados os resultados da PPP de Iluminação Pública. Os investimentos previstos pela PPP foram concluídos nos três primeiros anos de contrato com a modernização de 19.987 pontos de iluminação pública, meta ultrapassada em outubro de 2018 com a instalação de 20.521 luminárias com tecnologia LED, e evoluída em dezembro para 20.800 pontos de luz, instalados em todos os bairros da cidade. Deste montante, 2.962 foram novos pontos de luz.

Nos próximos dois anos a empresa deve instalar mais 6 mil luminárias LED, em locais como Morro de Santo Antônio, Morro do Camaroeiro, Estrada do Rio Claro, Golfinhos, Tarumãs e no trecho da rodovia entre a Cocanha e Ubatuba, privilegiando pontos que não estavam previstos no contrato inicial, fazendo com que a cidade atinja, em breve, 100% do Parque Luminotécnico, com tecnologia LED.

Palestra

Os presentes puderam assistir ao final uma palestra com o arquiteto e urbanista Nabil Georges Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com experiência na área de Habitação, Planejamento Urbano e Regional, História Urbana e Meio Ambiente.

Ele destacou os avanços e desafios que os municípios precisam ter com o crescimento populacional.

2 Comentários

  • Muito bom. É a tecnologia de hoje em dia. Agora, porque a Rodovia Tamoios está com velocidade máxima de 80 kms por hora. Abaixo da marginal de Sao Paulo!!! Com pista dupla, guard rails, radar fixo e móveis. Não dá pra entender. Só pode ser pra aumentar a arrecadação, certo?

  • Realmente a velocidade da Tamoios é algo incompreensível. Falta total de bom senso dos que a comandam. Não tem justificativa para isso. E por mais que falemos, postemos, façamos abaixo assinados, o pessoal da Concessionária Tamoios parece os três macaquinhos, não vê, não escuta e não fala nada… Ridículo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.