Litoral Norte Segurança Pública

PM: Investimentos no Copom em São José beneficiará o Litoral Norte

Tamoios News

O governo do estado publicou nesta terça (2) a abertura de uma concorrência pública para ampliar o Copom(Centro de Operações da Polícia Militar) em São José dos Campos, que atende também as cidades do Litoral Norte, através do telefone 190.

As empresas interessadas podem apresentar suas propostas até o dia 7 de maio. As obras estão avaliadas em R$ 20 milhões.

Maquete do novo prédio do Copom em São José dos Campos

Segundo o comandante da CPI-1, coronel José Eduardo Stanelis, o Copom deverá receber investimentos em câmeras e novos serviços. Stanelis informou que cerca de  R$ 15 milhões serão investidos em novas tecnologias e equipamentos.

Comandante da PM, coronel José Eduardo Stanelis, investimentos irá ajudar a reduzir índices de criminalidade na região

“Poderemos incorporar órgãos e serviços ao Copom, mediante convênio e parcerias, como o [Disque Denúncia] 181, água, energia elétrica, telefonia, Defesa Civil, que poderão ser acionados mais rapidamente”, informou Stanelis.

Para o comandante da PM, o novo serviço ajudará a diminuir a criminalidade no Vale e região. “A região tem peculiaridades, é extremamente difícil, talvez a mais difícil do estado, de se gerenciar em termos de polícia. A tendência é reduzir os indicadores, e o Copom vai ajudar”, comentou.

Segundo Stanelis, o novo Copom, além de ampliar o atendimento do 190,  que atende em média 5.000 ligações por dia. Desse total de ligações, apenas 20% se transformam em ocorrência. O restante, segundo Stanelis, é  resolvido por telefone, como  orientações prestadas  aos cidadãos e trote. O Copom atende cerca de 1.000 ocorrências por dia, com despacho de viaturas.

Copom recebe mais de 5 mil ligações por dia das cidades do Vale, Mantiqueira e Litoral Norte

Stanelis disse ainda que o Copom poderá ser conectado ao COI(Centro de Operações Integradas) dos municípios, desde que haja compatibilidade no sistema. No Litoral Norte, apenas São Sebastião possui COI.

“Os municípios já poderão instalar câmeras de OCR, que leem placas, desde que o sistema seja compatível com o nosso. Conseguiremos monitorar todos os veículos que passam por determinada localidade, e isso ajuda no combate ao crime organizado e para a segurança da população”,  finalizou.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.