Litoral Norte Segurança Pública

Policia Militar se reforça e inova para aumentar a segurança no Vale e Litoral Norte

Novo comando, operações integradas, uso dos setores de inteligência, novos programas, novos armamentos, viaturas e novas tecnologias. O CPI-1(Comando de Policiamento do Interior), sob o comando do coronel José Eduardo Stanelis, responsável pela segurança das cidades do Vale, Mantiqueira e Litoral Norte se reforça e inova para aumentar a sensação de segurança na população através da redução dos índices criminais

Por Salim Burihan

O CPI-1(Comando de Policiamento do Interior), que fica em São José dos Campos, responsável pela segurança das cidades do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte, receberá recursos do estado para aumentar ainda mais a sua capacidade de ação.

O governador João Doria liberou R$ 1.630.400,00 para o CPI-1 investir em novas viaturas. Os investimentos também resultarão em mais segurança para o Litoral Norte.d

Segundo o comandante do CPI-1, coronel José Eduardo Stanelis, serão compradas cerca de 30 motocicletas, 20 viaturas do modelo Spin, veículo produzido pela Chevrolet, além de 15 vans que atuarão como bases móveis. Os veículos serão distribuídos para toda a região.

O coronel Stanelis explicou, que os veículos serão adquiridas através da modalidade de Ata de Registro de Preço, por meio de licitação na modalidade de concorrência ou pregão.

O CPI-1 vem sendo valorizado. Segundo o coronel Stanelis, além das viaturas, o 3º BAEP (Batalhão de Ações Especiais) recebeu, recentemente, 142 pistolas glock, importadas.

“São armas renomadas, de primeira qualidade, usadas pelas melhores polícias do mundo. Isso torna mais confiável a defesa dos policiais”, disse o coronel Stanelis.

a região também deve ser beneficiada com o “Dronepol”, que deve ser entregue no final do ano. O governador Doria, anunciou nesta sexta(12) a implantação de um programa de vigilância da Polícia Militar por meio de drones, o Dronepol.

Veja o vídeo como funciona o “Dronepol”:

O governo paulista vai comprar 208 drones para o programa, em um investimento estimado em mais de 6,3 milhões de reais. As aquisições devem ocorrer por meio de licitações ainda neste semestre e a entrega dos equipamentos deve acontecer até outubro.

“O custo operacional para drone é 140 vezes menor do que o custo operacional de um helicóptero da Polícia Militar. E  a funcionalidade e eficiência chega a ser superior, dado ao fato de que o drone pode fazer voos em baixa altitude”, disse Doria em comunicado à imprensa.

O CPI-1, sob o comando do coronel Stanelis, vai aos poucos se adequando as necessidades da região. O Vale e algumas cidades do Litoral Norte sempre apresentaram altos índices de criminalidade.

O coronel implantou as ações integradas, envolvendo as policias militares, a civil, a polícia federal e as guardas municipais em ações especiais com o objetivo de reduzir a criminalidade nos bairros de maior incidência. A operação vem surgindo efeito, assim como, a Operação “São Paulo Mais Segura”, idealizada por Doria.

Um novo trabalho vem sendo feito pelo CPI-1. Seu serviço de inteligência vem atuando em conjunto com o serviço de segurança das instituições bancárias para combater os ataques aos caixas eletrônicos na região.

O CPI-1 também foi beneficiado com a futura construção do novo prédio do Copom, responsável pelo atendimento do 190 em toda a região. Outra boa medida adotada pelo Centro de Operações do CPI-1 foi o Aplicativo SOS Mulher.

É bastante louvável, também, os trabalhos desenvolvidos pelos comandos na PM na região do Litoral Norte. O capitão Eduardo Gonsales, comandante da PM em São Sebastião, por exemplo, promoveu um simpósio sobre a Lei Marinha da Penha; em Caraguá, o major Alexandre Guimarães, que comanda interinamente a PM em Caraguá, reforçou a segurança nas escolas.

Simpósio Lei Maria da Penha realizado em São Sebastião que deverá ser promovido nas demais cidades da região

Essas ações integradas, mais os trabalhos da inteligência da PM podem reduzir os crimes, o tráfico de drogas e garantir uma sensação maior de segurança aos moradores do Vale, Mantiqueira e Litoral Norte.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: